Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65521
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação escola-família na percepção de educadores-formadores e coordenadores pedagógicos da educação infantil de uma rede municipal de ensino
Título(s) alternativo(s): Relación escuela-familia en la percepción de educadores- formadores y coordinadores pedagógicos de educación infantil en una red de educación municipal
Título em inglês: School-family relationship in the perception of pedagogical trainers and coordinators of childhood education on a county’s teaching network
Autor(es): Perez, Marcia Cristina Argenti
Araújo, Caroline de Souza
Palavras-chave: Relação escola-família;Educação infantil;Formação continuada;Ensino fundamental;School-family relationship;Childhood education;Relación escuela-familia;Educación infantil
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PEREZ, Marcia Cristina Argenti; ARAÚJO, Caroline de Souza Araújo. Relação escola-família na percepção de educadores-formadores e coordenadores pedagógicos da educação infantil de uma rede municipal de ensino. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p. 164-179, maio/ago. 2021.
Resumo: Sendo escola e família instituições com formas de ensino diferentes, porém com objetivos semelhantes no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, nota-se a necessidade de aproximação entre elas. O objetivo deste artigo é apresentar as percepções de educadores-formadores e coordenadores pedagógicos da educação infantil de uma rede municipal de ensino acerca das funções da família e sobre a importância da relação escola-família. Para isso, contou com a aplicação de questio- nários em um grupo de estudos e a análise desses dados com base no conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostram que, apesar de haver avanços na compreensão da importância da relação, ainda há alguns pontos a serem enfrentados em prol da organização das práticas pedagógicas com as crianças em ambas as instituições. Além disso, percebe-se a necessidade de aproximação também entre os níveis da educação dentro da própria rede de ensino para que alinhem suas similaridades, amenizando a forte ruptura de um nível para outro e a culpabilização das fragilidades formativas da criança dire- cionadas ao grupo familiar ou ao outro nível de escolarização frequentado.
Abstract: School and family are institutions with different ways of teaching, however with similar objectives regarding the child’s development, it is perceptible the need for approximation among them. This article aims to present the perceptions of educator- trainers and coordinators of Childhood Education on a county’s teaching network about the family role and the importance of school-family relationship. In order to achieve this, questionnaires were applied to these professionals on a study group and the data obtained were analyzed based on the concept of significant units from Bardin (2016). The results show us that despite the advances in the understanding importance of this relationship, there are still some points to be faced on behalf of organizing pedagogical practices with children in both institutions. In addition, it is perceptible the need for approximation among educational levels in teaching network, so that they align their similarities, diminishing the sharp break from one level to another and on the blaming on the child’s teaching weaknesses directed to the familiar group or to another educational level attended.
Resumen: Dado que la escuela y la familia son instituciones con diferentes formas de enseñanza, pero con objetivos similares en lo que respecta al desarrollo infantil, es necesario acercarlos. El objetivo de este artículo es presentar las percepciones de los educadores Educadores-formadores y Coordinadores Pedagógicos de Educación Infantil de una red de educación municipal sobre las funciones de la familia y la importancia de la relación escuela-familia. Para ello, se contó con la aplicación de cuestionarios en un grupo de estudios y el análisis de estos datos, con base en el concepto de unidades significativas de Análisis de Contenido de Bardin (2016). Los resultados nos muestran que, a pesar de los avances en la comprensión de la importancia de la relación, aún quedan algunos puntos por enfrentar a favor de la organización de prácticas pedagógicas con niños en ambas instituciones. Además, existe la necesidad de acercar los niveles de educación dentro de la propia red educativa, para que alineen sus similitudes, suavizando la fuerte ruptura de un nivel a otro y culpando a las debilidades formativas del niño dirigidas al grupo familiar o al otro nivel de escolaridad asistido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65521
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_mcaperezcsaraujo.pdf275,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.