Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65481
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência no ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | Educación en tiempos de pandemia: reflexiones a partir de una experienciaen laenseñanza remota |
Título em inglês: | Education at pandemic times: reflexions from an experience in the remote learning |
Autor(es): | Puccinelli, Vinícius Ramos Baecher, Astrid Vendramini, Célia Regina Titton, Mauro |
Palavras-chave: | Crise;Relação capital-trabalho;Capital;Conditions for teaching-learning;Relación capital-trabajo;Condiciones de enseñanza-aprendizaje;Condições para ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | PUCCINELLI, Vinícius Ramos; BAECKER, Astrid; VENDRAMINI, Célia Regina; TITTON, Mauro. Educação em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência no ensino remoto. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 257-280, jul./dez. 2021. |
Resumo: | Este texto traz reflexões de uma experiência vivida por quatro docentes em uma disciplina compartilhada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante o primeiro semestre excepcional no qual a Instituição optou por dar continuidade às atividades de ensino por meio do “ensino remoto emergencial” durante a pandemia do SARS-Cov-2, entendida no contexto de uma crise sanitária e da crise estrutural do capital. Refletimos a experiência do “ensino remoto” em diálogo com as referências bibliográficas que balizarama própria disciplina ministrada e com os trabalhos realizados pelos discentes, o que permitiu identificar alguns efeitos dessa forma de “ensino” para a formação profissional e humana e como respondem a interesses de classes sociais distintas. |
Abstract: | This text brings reflections on an experience lived by four professors in a shared discipline in the Pedagogy Course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), during the exceptional first semester in which the Institution chose to continue teaching activities through the “Emergency Remote Teaching” during the SARS-Cov-2 pandemic, understood in the context of a health crisis and the structural crisis of capital. We reflect the experience of "remote teaching" in dialogue with the bibliographical references that guided the subject taught and the work carried out by the students, which allowed us to identify some effects of this form of "teaching" for professional and human training and how they respond to interests of different social classes. |
Resumen: | Este texto trae reflexiones sobre una experiencia vivida por cuatro profesores de una disciplina compartida en el Curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), durante el primer semestre excepcional en el que la Institución optó por reiniciar la enseñanza a través del “Ensino Remoto de Emergencia” durante la pandemia SARS-Cov-2, en el contexto de una crisis de salud y la crisis estructural del capital. Reflejamos la experiencia de la “enseñanza remota” en diálogo con las referencias bibliográficas que orientaron la asignatura impartida y con el trabajo realizado por los estudiantes, lo que permitió identificar algunos efectos de esta forma de “enseñanza” para la formación profesional y humana y cómo respondem a los intereses de distintas clases sociales. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65481 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_vrpuccinelliabaecker.pdf | 351,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.