Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65385
Tipo: | Resumo |
Título: | Laboratório de Restauração e Preservação de Acervos: atividades práticas para a formação dos alunos do curso de biblioteconomia |
Autor(es): | Oliveira, Daniella Karine de Almeida Cavalcante, Lidia Eugenia |
Palavras-chave: | Documentos arquivísticos - Conservação e restauração;Ensino profissional |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | OLIVEIRA, Daniella Karine de Almeida; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Laboratório de Restauração e Preservação de Acervos: atividades práticas para a formação dos alunos do curso de biblioteconomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumo: | O Laboratório de Restauração e Preservação de Acervos iniciou suas atividades em 2014.2, com o curso de Introdução à Conservação de Acervos Documentais, desde então, o laboratório vem oferecendo, a cada semestre, diferentes cursos nas áreas de conservação e encadernação. Os cursos são ministrados pela servidora técnica especialista, responsável pelo uso do laboratório, e auxiliado pela bolsista através do Programa de Iniciação Acadêmica. O curso de Introdução à Conservação de Acervos Documentais, é ofertado para turmas de 10 (dez) alunos, tendo 20 horas aula semanais, divididas da seguinte forma: i) 4 (quatro) horas de teoria, onde os alunos aprendem a importância da história do suporte e a preservação do acervo, que se dá por meio de uma apresentação de slides e a explicação da servidora técnica, auxiliada pela iniciante. ii) 4 (quatro) horas de treinamento prático das técnicas utilizadas no manuseio da conservação em papel comum. iii) 12 (doze) horas de prática em folhetos que necessitem de tratamento específico da conservação. Os documentos são avaliados pelos alunos, a fim de que aprendam a identificar se uma obra precisa ou não do procedimento. Após o preenchimento das considerações sobre o estado do documento, os alunos começam a prática das técnicas no folheto, que envolvem: i) higienização ii) remendos iii) obturações iv) enxertos v) encadernação e vi) acondicionamento. O curso resulta numa formação mais completa e uma capacitação para um profissional mais eficiente e efetivo no que tange à conservação e à preservação de acervos documentais, além de garantir a utilização do Laboratório de Restauração e Preservação de Acervos, assim como tornar útil seu espaço e seus equipamentos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65385 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dkaoliveira.pdf | 39,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.