Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65383
Tipo: Resumo
Título: Uso da estação total robótica como geotecnologia aplicada no monitoramento de barragens de rejeito
Autor(es): Saraiva, David Harley de Oliveira
Silva, Anne Karolyne Pereira da
Sousa, Dálete Maria Lima
Silva, Rafael Wendell Barros Forte da
Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Palavras-chave: Barragens de rejeitos;Prevenção de acidentes;Engenharia geotécnica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SARAIVA, David Harley de Oliveira; SILVA, Anne Karolyne Pereira da; SOUSA, Dálete Maria Lima; SILVA, Rafael Wendell Barros Forte da; SILVA, Carlos Augusto Uchôa da. Uso da estação total robótica como geotecnologia aplicada no monitoramento de barragens de rejeito. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Atualmente, existem diversas construções de barramentos para a contenção de rejeitos da mineração, ou barragens de rejeitos. Essas barragens acumulam os resíduos oriundos da mineração, que por sua vez são altamente tóxicos e prejudiciais ao homem e ao meio ambiente, e não têm valor econômico para ser comercializado. Assim, é de suma importância viabilizar métodos de monitoramento destes diques, a fim de evitar seu rompimento. Este artigo tem por objetivo mostrar que o avanço de geotecnologias tem tornado a inspeção de barragens de rejeito mais precisas e eficientes – por meio das estações totais robóticas, de modo a prevenir ou tomar medidas emergenciais de contenção do barramento, tendo em vista que este equipamento topográfico amplia e facilita o levantamento de dados geodésicos. Assim, com o desenvolvimento mais aprimorado de geotecnologias, o monitoramento deste tipo de obra pode ser feito por meio de aparelhos, que auxiliam na tomada de decisões e resolução de problemas ou de funcionamento. Para isso foram abordados os parâmetros técnicos da estação total robótica; a viabilidade econômica para este tipo de empreendimento; bem como casos em que esta tecnologia é utilizada para este fim, além de traçar um comparativo entre as estações totais tradicionais e as estações totais robóticas. Para compreender melhor a abordagem deste artigo, utilizou-se de ilustrações autoexplicativas, assim como tabelas baseando-se na Norma Brasileira 13133, que padroniza o levantamento topográfico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65383
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dhosaraiva.pdf40,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.