Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6523
Title in Portuguese: A ética do sentido da vida na logoterapia de Viktor Frankl
Title: The Ethics Of the Direction Of the Life In the Logoterapia De Viktor Frankl
Author: Pereira, Ivo Studart
Advisor(s): Montenegro, Maria Aparecida de Paiva
Keywords: Philosophical Anthropology
Meaning of Life
Frankl, Viktor Emil, 1905-1997
Transcendência (Filosofia)
Antropologia filosófica
Ontologia
Issue Date: 2009
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Pereira, I. S.; Montenegro, M. A. P. (2009)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho teve como objetivo investigar as interfaces ético-psicológicas existentes no pensamento de Viktor Emil Frankl, psiquiatra austríaco, criador da assim chamada 3ª Escola Vienense de Psicoterapia: a logoterapia, também conhecida como “a psicologia do sentido da vida”. Através de uma sistematização particular de três conceitos básicos, a saber: o de “sentido”, o de “vontade de sentido” e o de “consciência moral”, articulou-se um eixo de análise que explicitou a presença de uma “ética do sentido da vida” enquanto “ética da responsabilidade”, evidenciando-se, aí, uma reconciliação entre ética e ontologia, através do que chamamos aqui de “ontologização da moral”. Inicialmente, identificamos a questão do “sentido” como conceito-chave para a compreensão da visão de mundo que integra o pensamento de Frankl. O capítulo seguinte é reservado a um esforço de explicitação e análise da teoria antropológica da logoterapia, dividindo-se em duas partes: “O Homem” e “A Vontade de Sentido”. A terceira categoria investigada diz respeito ao problema da legitimação do caráter imperativo do sentido, ponto em que nos depararemos com o questionamento ontológico radical do fenômeno da responsabilidade humana, entendida em sua relação com a transcendência. Cabe mencionar que, no percurso investigativo, perpassamos vários temas caros à tradição filosófica, como o problema mente-corpo, o dilema das leituras psicológicas sobre a moralidade, a busca de um fundamento para a ética no contexto da derrocada das tradições e o conceito de Pessoa.
Abstract: The present work aimed to research the theoretical interfaces between ethics and psychology in the opus of Viktor Frankl, Austrian psychiatrist and founder of Logotherapy. Through the systematization of three concepts (“meaning”, “will to meaning” and “moral conscience”), our analytical path led us to the description of a “meaning-of-life ethics” as an “ethic of responsibility” that reconciles morals and ontology. The first category is interpreted as a key concept in order to enlighten Frankl’s world view. In the next chapter, divided in two parts, the anthropological theory of Logotherapy is studied in detail. The third concept brings forth the problem of meaning legitimacy as a moral imperative. At this point we face Frankl’s radical ontological questioning on the phenomenon of responsibility. The last chapter attempts to harmonize the three categories mentioned into an ethical theory.
Description: PEREIRA, Ivo Studart. A ética do sentido da vida na logoterapia de Viktor Frankl. 2009. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6523
Appears in Collections:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009-DIS-ISPEREIRA.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.