Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”
Título em inglês: The mobilization of enunciative voices in the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”
Autor(es): Belinelli, Gabriela Pepis
Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo;Vozes;Gêneros textuais;Socio-discursive interactionism;Textual genres;Voices
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: BELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. A mobilização de vozes enunciativas no gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./abr. 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como pilar teórico os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006) direcionados às vozes enunciativas. Pauta-se na noção de gêneros textuais e sua expansão para o contexto de avaliação escrita do vestibular, tendo como objeto de análise redações escritas por candidatos ao vestibular de 2018 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo geral é analisar como se dá a inserção de vozes na argumentação do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”. Entre os resultados, a análise aponta para a mobilização de vozes do senso comum como estratégia argumentativa, mesmo em textos com notas mais expressivas, característica que sugere uma modelização singular para esse gênero.
Abstract: This research has as a theoretical basis the studies of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2003, 2006) concentrated on the enunciative voices. It is guided in the notion of textual genres and their expansion to the context of written evaluation of the college entrance exam, having as an object of analysis essays written by candidates for the 2018 college entrance exam of the State University of Northern Paraná (UENP). The general purpose is to analyze how the insertion of voices occurs in the argumentation of the genre “opinion piece as an essay for a college entrance exam”. Among the results, the analysis indicates the mobilization of common-sense voices as an argumentative strategy, even in the texts with more expressive grades, a characteristic that suggests a singular modeling for this genre.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65181
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_gpbelenelliemdbarros.pdf220,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.