Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65175
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Revelando o Brasil em Marighella: entre a recepção cinematográfica e a perspectiva bakhtiniana |
Título em inglês: | Revealing Brazil in Marighella: between the cinematographic reception and Bakhtin’s approaches |
Autor(es): | Cunha, Guilherme de Moura |
Palavras-chave: | Cinema brasileiro;Teoria bakhtiniana;Marighella;Brazilian cinema;Bakhtin’s theory |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | CUNHA, Guilherme de Moura. Revelando o Brasil em Marighella: entre a recepção cinematográfica e a perspectiva bakhtiniana. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 1, p. 1-19, jan./abr. 2021. |
Resumo: | Este artigo visa analisar, através de um olhar diacrônico sobre a formação do cinema nacional, uma série de reações expressas diante da produção de Marighella (2019), filme de Wagner Moura. A partir de um recorte da estética da recepção de Metz (1977), formulada pela semiologia do cinema, pretende-se discutir como a obra brasileira é vista na emergência de seu lançamento, considerando aspectos ideológicos que moldam a representação social e a crítica cinematográfica. Para depreender as ideologias em jogo, faz se também um diálogo com as noções de interação verbal e dialogismo, de Bakhtin (2002; 2003; 2013a; 2013b) e Bakhtin/ Volóchinov (2014), que preconizam a articulação semiótico-ideológica do signo como expressão máxima da linguagem humana. A partir dessas bases, realiza-se um estudo na rede social brasileira Filmow, destinada à catalogação e à avaliação de obras fílmicas, para analisar a natureza dos comentários publicados sobre o filme selecionado. Dessa maneira, por uma observação qualitativa de vinte críticas, depreende-se um efervescente embate em torno da imagem do guerrilheiro e uma sobreposição da metacrítica, que lança juízos de valor sobre as avaliações dos demais usuários. |
Abstract: | This paper analyzes, through a diachronic view about the formation of brazilian cinema, reactions in reply to production of Marighella (2019), film directed by Wagner Moura. From a clipping of the reader-response criticism proposed by Metz (1977) in semiology of the cinema, I intend to argue how the brazilian film is seen about to be released, according ideological aspects who creates the social representation and the cinematographic critics. Therefore, I follow a relation with the ideas of verbal interaction and dialogism, theorized by Bakhtin (2002; 2003; 2013a; 2013b) and Bakhtin/Volóchinov (2014), the definition of semiotic-ideological unity as expression of human language. Then, I realize a research in brazilian social network Filmow, where films can be rated and reviewed, to analyze the content of the published comments. Based on a qualitative observation of twenty posts, I find an effervescent discussion about the representation of the main character and the metacritics, critics about critics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65175 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_gmcunha.pdf | 282,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.