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Tipo: Tese
Título: A estrutura retórica de redações nota máxima do ENEM: uma análise funcionalista
Autor(es): Cavalcante Filho, Luciano Araújo
Orientador: Nogueira, Márcia Teixeira
Palavras-chave: Funcionalismo;Teoria da Estrutura Retórica;Relações retóricas;Redação do ENEM
Data do documento: 2022
Citação: CAVALCANTE FILHO, Luciano Araújo. A estrutura retórica de redações nota máxima do ENEM: uma análise funcionalista. Orientadora: Márcia Teixeira Nogueira. 2022. 368 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Nosso estudo, fundamentado na Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory – RST), corrente teórica que investiga a organização textual por meio da análise de uma rede de relações retóricas, as quais são descritas com base nos propósitos comunicativos do falante/produtor do texto, assim como no julgamento que ele faz acerca de seu ouvinte/leitor, busca descrever e analisar a estrutura retórica das redações do ENEM. Por meio da análise de um corpus constituído por 45 produções textuais com nota máxima, que discorrem acerca de 7 temas distintos aplicados nas provas do ENEM entre os anos de 2013 e 2019, todas divulgadas por meio das Cartilhas do Participante (BRASIL, 2016, 2017, 2018a, 2019 e 2020a), buscamos cumprir o objetivo geral de nossa pesquisa: identificar uma estrutura retórica padrão (mais frequente) das redações de nota máxima no ENEM (2013-2019). Além disso, procuramos atingir, também, os seguintes objetivos específicos: elaborar e propor, com base no cotejo das propostas de classificação das relações retóricas e na análise de redações nota máxima do ENEM (2013-2019), um quadro teórico de relações empiricamente observáveis; analisar o modo como as Unidades Retóricas Composicionais se articulam entre si para a construção da estrutura retórica das redações nota máxima do ENEM (2013-2019); descrever a organização interna dos parágrafos que integram cada uma das Unidades Retóricas Composicionais das redações nota máxima do ENEM (2013-2019); verificar quais relações retóricas emergem com maior frequência entre as porções que integram as redações de nota máxima do ENEM (2013-2019) analisadas. Como resultados, identificamos que, quanto à articulação entre as porções textuais correspondentes às Unidade Retóricas Composicionais (URCs) de introdução e de desenvolvimento, a relação retórica de EVIDÊNCIA predominou em 43 redações (96%), ocorrências em que interpretamos a URC de introdução como a porção nuclear e, consequentemente, a URC de desenvolvimento como o satélite. Constatamos, também, que a URC de conclusão se articulou ao restante do texto por meio da relação retórica de SOLUÇÃO em 43 redações (96%), o que confirma ser essa URC a porção preferencial para que se apresente a proposta de intervenção, item obrigatório segundo os quesitos de avaliação do ENEM. Internamente, as URCs organizam-se por meio de parágrafos estruturados de modo distinto de acordo com as funções por eles desempenhadas no texto. Esses resultados, em conjunto, configuram uma estrutura retórica das redações de nota máxima do ENEM.
Abstract: Our paper, based on the Rhetorical Structure Theory (RST), a theoretical current that investigates the textual organization through the analysis of a network of rhetorical relations described based on the communicative purposes of the speaker/producer of the text, as well as on the judgment he makes about his listener/reader, aims to describe the rhetorical structure of the ENEM essay takes place. Through the analysis of a corpus made up of 45 textual maximum score productions that discuss about 7 different themes applied in the ENEM tests between the years 2013 and 2019, all disseminated through the Cartilhas do Participante (BRASIL, 2016, 2017, 2018a, 2019 and 2020a), we seek to fulfill the general objective of our research, that is, to identify a pattern in the rhetorical structure of the top-grade essays in ENEM (2013-2019). In addition, we also seek to fulfill the following specific objectives: to elaborate and propose, based on the comparison of the proposals for the classification of rhetorical relationships and the analysis of essays with the highest score of ENEM (2013-2019), a theoretical framework of empirically observable relationships; to analyze the way in which the Compositional Rhetorical Units are articulated with each other to build the rhetorical structure of ENEM's top grade newsrooms (2013-2019); to describe the internal organization of the paragraphs that make up each of the Compositional Rhetorical Units of ENEM's top grade essays (2013-2019); to verify which rhetorical relations emerge most frequently between the portions that are part of the ENEM (2013-2019) top-grade essays analyzed;. As results of this thesis, we were able to identify that, regarding the articulation between the textual portions corresponding to the Introduction and Developmental Rhetorical Units (URCs), the rhetorical relationship of EVIDENCE predominated in 43 newsrooms (96%), occurrences in which we interpret the introductory URC as the nuclear portion and, consequently, the development URC as the satellite. We also found that the concluding URC was linked to the rest of the text through the rhetorical relationship of INTERVENTION in 43 newsrooms (96%), which confirms that this URC is the preferred portion for the presentation of the intervention proposal, item mandatory according to the ENEM assessment requirements. Internally, the URCs are organized by means of paragraphs structured differently due to the functions they perform in the text. These results, together, configure a rhetorical structure of high-grade ENEM essays.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65113
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