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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64884
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Conversor trifásico bidirecional de três níveis com alto fator de potência para aplicação em sistemas de recarga de baterias de veículos elétricos |
Autor(es): | Reis, Francisco Everton Uchôa Bascopé, René Pastor Torrico Costa, Marcus Vinicius Silvério |
Palavras-chave: | Conversor bidirecional em corrente;Estação de recarga de baterias;Modulação PWM;Controle por corrente média |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - https://www.sba.org.br/; Galoá Science - https://galoa.com.br/ - ttps://cba2018.galoa.com.br/ |
Citação: | REIS, Francisco Everton Uchôa; BASCOPÉ, René Pastor Torrico; COSTA, Marcus Vinicius Silvério. Conversor trifásico bidirecional de três níveis com alto fator de potência para aplicação em sistemas de recarga de baterias de veículos elétricos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA, XXII., 9 a 12 set., 2018, João Pessoa - PB - Brasil. Anais[…], Campinas, Galoá, v.1, n. 1 (2019): CBA2018. |
Resumo: | Este artigo propõe um conversor bidirecional trifásico de três níveis (3L-SNPC) e propõe a sua aplicação a uma estação de recarga para veículos elétricos. O conversor proposto é capaz de operar com alto fator de potência tanto como um conversor CC-CA ou como um conversor CA-CC, empregando a mesma estratégia de controle e modulação. O conversor apresenta vantagens de proporcionar três níveis de tensão em cada braço, as tensões em todos os semicondutores são iguais à metade da tensão total do barramento CC e as tensões nos capacitores de barramento CC são balanceadas. Os circuitos de controle de corrente e tensão são apresentados adequadamente para garantir um alto fator de potência e baixo THD. Como forma de validar o estudo, resultados de simulação para o conversor com potência total de 15 kW são apresentados e amplamente discutidos. |
Abstract: | This paper proposes a bidirectional three-phase and three-level converter (3L-SNPC) and proposes its application to a charging station for electric vehicles. The proposed converter is capable of operating at high power factor either as a DC-to-AC converter or as an AC-DC converter employing the same control and modulation strategy. The converter has the advantages of providing three voltage levels in each leg, the voltages in all semiconductors are equal to half of the total voltage of the DC bus and the voltages in the DC bus capacitors are balanced. Current and voltage control circuits are properly presented to ensure a high power factor and low THD. In order to validate the study, simulation results for the converter with total power of 15 kW are presented and widely discussed. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64884 |
ISSN: | 2525-8311 |
Aparece nas coleções: | DEEL - Trabalhos apresentados em eventos |
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