Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64780
Tipo: TCC
Título: As funções da moeda e algumas experiências de estabilização
Autor(es): Lima, Carlos Mário Holanda
Orientador: Moreira, Carlos Américo Leite
Palavras-chave: Moeda - Estabilização (Economia);Ciências Econômicas;Inflação - Economia;Moeda - Estabilização (Alemanha);Moeda - Estabilização (Argentina)
Data do documento: 1996
Citação: LIMA, C. M. H. As funções da moeda e algumas experiências de estabilização. 1996. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.
Resumo: O trabalho apresenta um pouco da história da formação da moeda, com base no pensamento de Michel Aglietta, onde apresenta a escala evolutiva do valor, suas transformações ao longo do tempo e as funções incorporadas pela moeda. Com o estudo das funções parte-se da gênese até sua destruição no processo crônico de inflação (hiperinflação), surgindo um novo padrão de troca. 0 segundo e o terceiro capítulo relatam dois exemplos de estabilização monetária, a Alemanha na década de 20 e a Argentina na década de 90; economias com moedas fragilizadas que buscam um novo meio de troca como alternativa para a sociedade. A primeira através do lastro com o dólar e a segunda aplicando uma dolarização (livre conversão entre a moeda nacional e o dólar). O trabalho é, de uma forma geral, um relato das funções da moeda e de sua importância nas relações sociais, até chegar a perda de sua legitimidade, tendo nos casos da Alemanha e da Argentina duas formas distintas de se resgatar a confiança da sociedade em seu poder de compra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64780
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1996_tcc_cmhlima.pdf9,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.