Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6477
Tipo: Artigo de Evento
Título: O processo de formulação estratégica em pequenas empresas de construção de edificações: um múltiplo estudo de caso
Autor(es): Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Indústria de construção civil;Pequenas empresas;Estratégia competitiva
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Citação: BARROS NETO, J. P. O processo de formulação estratégica em pequenas empresas de construção de edificações: um múltiplo estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ENEGEP, 1999.
Resumo: A Indústria da Construção Civil, subsetor de edificações vêm sendo submetida a uma crescente competição entre as empresas em virtude das mudanças conjunturais que estão afetando a forma de acumulação de riqueza das mesmas. No entanto, estas empresas, principalmente as pequenas, não têm a tradição de pensar e trabalhar estrategicamente. Então, verifica-se que a combinação destas duas situações dificulta bastante o processo de tomada de decisão pelos diretores e proprietários, pois há a necessidade de se trabalhar em um mercado cada vez mais competitivo, porém sem muito conhecimento sobre as técnicas e instrumentos para monitoramento e administração desta competição. Além disso, existem poucos trabalhos acadêmicos relacionadas com as questões estratégicas aplicadas a pequenas empresas de construção de edificações. Deste modo, este artigo objetiva colaborar para o aumento do conhecimento sobre este assunto descrevendo e analisando como quatro pequenas empresas do Rio Grande do Sul tomam suas decisões estratégias, mesmo que de forma descoordenada e incipiente. Para isso, será apresentado uma rápida introdução seguida de uma densa revisão bibliográfica e das considerações metodológicas para obtenção e análise dos dados. Por fim, há a apresentação dos resultados.
Abstract: Competition in the Building Industry has been increasing, but small firms are not prepared to work in such a competitive environment, because there is no tradition in thinking strategically. In addition, the tools and procedures available are not adequate to small firms and there is only a few academic papers and articles discussing these issues. Then, the aim of this paper is to study the strategic formulation process of four small building firms in Rio Grande do Sul/Brazil. It presents a brief introduction, a literature review, an explanation about the methodology, and finally, a discussion on the results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6477
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_eve_jpbarrosneto.PDF83,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.