Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64415
Tipo: TCC
Título: Uma análise do programa de educação profissional adotado pelo governo do estado do Ceará
Autor(es): Bezerra, Milena Nascimento
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave: Curso Técnico;Educação;Escola Profissional
Data do documento: 2019
Citação: BEZERRA, M. N. Uma análise do programa de educação profissional adotado pelo governo do estado do Ceará. 2019. 28 p. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A finalidade do presente trabalho é uma análise do programa de Escola de Educação Profissional criada pela Lei Estadual n° 14.273 de Dezembro de 2008 adotado pelo Governo do Estado do Ceará, apresentando o programa e sua evolução, verificando as características dos municípios onde estas escolas foram implantadas, cursos técnicos ofertados, onde se concentram e se estão de acordo com as necessidades dos municípios e o processo de seleção dos alunos, para isso foi utilizado dados secundários fornecidos pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). São escolas instaladas nas áreas urbanas de municípios com índices sociais baixos, com viés de seleção, onde as mesmas conseguem selecionar alunos com melhor histórico acadêmico. Os cursos são escolhidos de acordo com a produção local, mas vemos que quatro cursos se destacam Enfermagem, Guia de Turismo, Informática e Redes de computadores, estando presente em todas as macrorregiões do Estado.
Abstract: The purpose of this paper is an analysis of the program of Vocational Education School created by State Law No. 14.273 of December 2008 adopted by the Ceará State Government presenting the program and its evolution, verifying the characteristics of the municipalities where these schools were implemented. , technical courses offered, where they are concentrated and are in accordance with the needs of the municipalities and the selection process of students, for this was used secondary data provided by Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).These are schools located in urban areas of municipalities with low social indexes, with selection bias, where they can select students with better academic records. The courses are chosen according to local production, but we see that four courses stand out in Nursing, Tourism Guide, Informatics and Computer Networks, being present in all macroregions of the state.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64415
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mnbezerra.pdf654,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.