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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937): notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX
Autor(es): Feitosa, Raphael Alves
Palavras-chave: Pedagogia russa;Ensino de ciências;Educação crítica;Russian pedagogy;Science teaching;Critical education
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linhas
Citação: FEITOSA, Raphael Alves. O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937): notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 221-247, 2021.
Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar a experiência de Pistrak na escola única do trabalho, instituição Escola Lepechinski (Moscou, Rússia), no contexto da Revolução Bolchevique de 1917, buscando uma análise crítica de seu conteúdo no que tange à área de ciências da natureza. O estudo lança mão de uma pesquisa documental, realizada por meio do estudo das principais obras traduzidas para o português do pedagogo socialista, bem como de uma pesquisa bibliográfica como método acessório. Os resultados da pesquisa sobreos documentos analisados e a literatura investigada indicaram o uso de algumas metodologias para as atividades pedagógica, comopesquisa empírica, experimentação, demonstrações, leitura de livros, excursões e palestras. Ademais, descreve-se que os pedagogos da referida escola utilizavam o ensino por complexos, edificando uma teoria pedagógica com base na articulação entre trabalho e educação. No que tange aos aspectos curriculares de temas ensinados na escola, destaca-se o ensino de botânica, biologia geral, química, física e o estudo zoológico, o qual incluía uma visão em ordem crescente de desenvolvimento biológico. Por fim, analisa-se os temas do ensino do corpo e humano e educação sexual, com foco numa visão ampla e dialética desses temas.
Abstract: The objective of this paper is to analyze Pistrak's experience at the unique school of labor, institution Lepechinski School (Moscow, Russia), in the context of the Bolshevik revolution of 1917, seeking a critical analysis of its content in the area of natural sciences. The study uses documentary research, carried out by studying the main works translated into Portuguese by the socialist pedagogue, as well as bibliographic research as an accessory method. The results of the research under the analyzed documents and the investigated literature indicated the use of some methodologies for pedagogical activities, such as the use of empirical research, experimentation, demonstrations, reading books, excursions and lectures. Furthermore, it is described that the pedagogues of that school used teaching by complexes, building a pedagogical theory based on the articulation between work and education. Regarding the curricular aspects of themes taught at school, the teaching of botany, general biology, chemistry, physics and zoological study stands out, which included a view in an increasing order of biological development. Finally, the themes of body and human education and sexuality education are analyzed, focusing on a broad and dialectical view of these themes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64191
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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