Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64169
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial |
Autor(es): | Sousa, Daiane Castro Bittencourt de Pitombo, Cira Souza Rocha, Samille Santos Salgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes Delgado, Juan Pedro Moreno |
Palavras-chave: | Roubo;Estatística & dados numéricos;Transportes;Análise espacial;Sistemas de informação geográfica;Utilização;Violência;Prevenção & controle |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Pública |
Citação: | SOUSA, Daiane Castro Bittencourt de et al. Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, n. 127, p. 1-10, 2017. |
Resumo: | OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação geoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64169 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGL - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_dcbsousa.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.