Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64009
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise de sentimentos sobre as vacinas contra Covid-19: um estudo com algoritmo de machine learning em postagens no twitterr
Título em inglês: Sentiment analysis on Covid-19 vaccines: a study with machine learning algorithm on twitter posts
Autor(es): Rodas, Cecilio Merlotti
Barros, Suellen Elise Timm
Souza, Rodrigo Ananias da Silva
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
Palavras-chave: Emoções;Covid-19;Vacinas;Mídias Sociais
Data do documento: Fev-2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: RODAS, Cecilio Merlotti et al. Análise de sentimentos sobre as vacinas contra Covid-19: um estudo com algoritmo de machine learning em postagens no twitter. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, v. 7, n. esp. 3, p. 24-44, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78228/218208. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: Introdução e objetivo: As vacinas contra a Covid-19 foram um dos assuntos mais comentados durante a pandemia na rede social Twitter. Assim, este trabalho realizou uma Análise de Sentimentos a partir das postagens dos usuários do Twitter nesse contexto. Método: Foi utilizada a linguagem de programação Python 3 aplicando bibliotecas específicas para a coleta, manipulação e visualização dos tweets e dos dados. Realizou-se um mapeamento dos sentimentos dos usuários brasileiros no período de 17 de janeiro a 6 de março de 2021, classificando-os em positivos, neutros e negativos. Resultados: Foi percebida uma significativa variação na polaridade dos sentimentos, com a redução dos sentimentos positivos e consequente crescimento dos negativos e dos neutros durante o decorrer do período. Esse tipo de análise adquire relevância quando se considera a grande quantidade de informações e a rapidez com que estas são compartilhadas nas redes. Os resultados confirmaram que os tweets referentes à Covid-19 influenciaram o sentimento dos usuários. Conclusão: O sentimento que a informação produz nas pessoas pode ter impacto direto ou indireto em sua vida e na sociedade em geral apresentando significativa relevância, pois o sentimento pode ser um fator importante na experiência dos usuários. -
Abstract: Introduction and objective: Covid-19 vaccines were among the most talked-about topics during the pandemic on the social network Twitter. In this paper a Sentiment Analysis was performed on Twitter users' posts. Methods: The Python 3 programming language was used, applying specific libraries to collect, manipulate and visualize the tweets and the data. A mapping of the sentiments of Brazilian users was performed for the period January 17 to March 6, 2021, classifying them into positive, neutral, and negative. Results: A significant variation in sentiment polarity was perceived, with a reduction in positive sentiments and consequent growth in negative and neutral ones during the period. This type of analysis acquires research relevance when one considers a large amount of information and the speed with which it is shared on the networks. The results confirm that the tweets referring to Covid-19 influenced the users' sentiment. Conclusion: The feeling that information produces in people can directly or indirectly impact their lives and society in general, presenting significant relevance, since sentiment can be an important factor in the user experience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64009
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_cmrodas.pdf457,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.