Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64008
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação |
Título em inglês: | Health information in librarian training in Brazil: an analysis of pedagogical projects in undergraduate courses |
Autor(es): | Silveira, Filipe Xerxeneski da Luft, Gabriela Fernanda Cé Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva |
Palavras-chave: | Informação em Saúde;Biblioteconomia;Formação Profissional |
Data do documento: | Fev-2022 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da et al. A informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, v. 7, n. esp. 3, p. 05-23, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/78132/218207. Acesso em: 17 fev. 2022. |
Resumo: | Introdução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata - se de uma pesquisa qualitativa, cuja produ ção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional d a informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resulta dos: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população. |
Abstract: | Introduction: This article examines the insertion of disciplines that address the topic of health information, through an analysis of the pedagogical projects of undergraduate courses in Library Science in Brazil. Method: It is a qualitative research, whose production of data took place through content analysis, based on Bardin. The disciplines and their commentaries were thoroughly examined in order to verify the approach to themes inherent to health in the training of information professionals in the national territory. The theoretical framework presents bibliographies that address aspects of the training of the Librarian in Brazil, health information, health educational practices and the skills of the health information professional. Results: The results of the investigation demonstrate significant differences in the insertion of disciplines that deal with the themes of health information in different regions of the country. Conclusion: The data point to the need to rethink library education in contemporary times, due to the changes resulting from the prevention and health promotion processes of the population. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64008 |
ISSN: | 2525-9563 |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_art_fxsilveira.pdf | 225,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.