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Tipo: Dissertação
Título: As práticas de si no ensino médio: por um ensino de filosofia para o cuidado de si
Título em inglês: Self-practices in high school: for a philosophy teaching for self-care
Autor(es): Sousa, Antônio Alex Pereira de
Orientador: Barros, Fernando Ribeiro de Moraes
Palavras-chave: Ensino de Filosofia;Práticas de si;Mestres do cuidado;Professores de Filosofia;Ética;Philosophy teaching;Self-practices;Masters of care;Philosophy teachers;Ethic
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Antônio Alex Pereira de. As práticas de si no ensino médio: por um ensino de filosofia para o cuidado de si. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta pesquisa analisou as condições e possibilidades do deslocamento do conceito de práticas de si, analisado por Michel Foucault (1926-1984) em suas últimas pesquisas, para pensar o ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro. As práticas de si foram exercícios utilizados pelos mestres do cuidado para realizar a prova de verdade, processo em que o sujeito a reflete e, livremente, transforma-a em princípio de pensamento e ação. O mestre do cuidado era aquele que, na antiguidade greeo-romana, por saber cuidar de si sabia cuidar dos outros, conduzindo- os a ter domínio sobre si mesmos. Grande parte dos mestres analisados por Foucault são filósofos, motivo pelo qual se pensou serem exemplos de vida e de práticas de ensino que podem auxiliar na reflexão e incitação a novos modos de ensinar Filosofia na atualidade. O objetivo do cuidado era constituir uma vida amparada em valores morais e éticos, como uma obra de arte, única, singular e bela. Realizou-se, para o desenvolvimento da pesquisa, a revisão bibliográfica dos últimos cursos, entrevistas e livros publicados por Michel Foucault no intuito de compreender os conceitos de cuidado de si e conhecimento si, assim como suas relações com a ética e a política. Também foram analisados os conceitos de práticas de si e mestre do cuidado. Com o intuito de compreender a realidade dos professores e os distanciamentos e aproximações entre estes docentes e os mestres do cuidado da antiguidade, aplicou-se entrevistas com cinco professores de Filosofia de escolas públicas que ministram aulas em Fortaleza. A análise dos dados coletados se deu de forma analítica, buscando exemplos de práticas de si no presente. A motivação da presente pesquisa foi a ausência de exemplos práticos que comprovassem o que os livros didáticos sobre o ensino de Filosofia apresentavam teoricamente. O sentimento de ausência dessas práticas foi estimulado pela leitura do que ficou conhecido como momento ético da produção filosófica de Foucault. Dos resultados obtidos se tem o exemplo de diversas de práticas realizadas nas escolas do ensino médio que podem possibilitar uma prova de verdade pelos discentes, se aproximando do que Foucault chamou de cuidado de si e cuidado do outro. Outras implicações decorrentes da pesquisa foram sugestões para que os cursos de licenciatura em Filosofia, as secretarias de educação, as escolas e os professores possam estimular a criação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de Filosofia que estimulem a formação de sujeitos éticos que cuidam de si e cuidam dos outros.
Abstract: This research analyzed the conditions and possibilities of the displacement of the concept of self-practices, analyzed by Michel Foucault (1926-1984) in his latest research, to think about the teaching of Philosophy in Brazilian secondary education. The self-practices were exercises used by the masters of care to carry out the test of truth, a process in which the subject reflects and freely transforms it into a principle of thought and action. The master of care was the one who, in Greco-Roman antiquity, by knowing how to take care of himself, knew how to take care of others, leading them to have dominion over themselves. Most of the masters analyzed by Foucault are philosophers, which is why they were thought to be examples of life and teaching practices that can help in reflection and incitement to new ways of teaching Philosophy today. The objective of care was to constitute a life supported by moral and ethical values, as a unique, singular and beautiful work of art. For the development of the research, a bibliographic review of the latest courses, interviews and books published by Michel Foucault was carried out in order to understand the concepts of self-care and self-knowledge, as well as their relations with ethics and politics. The concepts of self-practices and master of care were also analyzed. In order to understand the reality of teachers and the distances and approximations between these teachers and the masters of antiquity care, interviews were carried out with five Philosophy teachers from public schools who teach classes in Fortaleza. The analysis of the collected data took place in an analytical way, looking for examples of practices of the self in the present. The motivation of the present research was the absence of practical examples that could prove what the textbooks on the teaching of Philosophy presented theoretically. The feeling of absence of these practices was stimulated by the reading of what became known as the ethical moment of Foucault's philosophical production. From the results obtained, there is an example of several practices carried out in high schools that can enable students to prove the truth, approaching what Foucault called self-care and care for the other. Other implications arising from the research were suggestions for the degree courses in Philosophy, the education departments, schools and teachers to stimulate the creation and development of pedagogical practices in the teaching of Philosophy that stimulate the formation of ethical subjects who care for themselves and take care of others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63886
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