Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6351
Tipo: Dissertação
Título: Retornos escolares no Estado do Ceará: uma abordagem econométrica entre 2003 A 2009
Autor(es): Gomes, Irlaneida Cavalcante
Orientador: Alencar, Frederico Augusto Gomes de
Palavras-chave: Educação
Data do documento: 2011
Citação: GOMES, Irlaneida Cavalcante. Retornos escolares no Estado do Ceará: uma abordagem econométrica entre 2003 a 2009. 2001. 38f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) -Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto da educação no salário dos indivíduos no estado do Ceará. Para tanto, estimou-se equações mincerianas, buscando-se os retornos escolares para os anos de 2003, 2006 e 2009. A base de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicilios (PNAD), desenvolvida pelo IBGE. Dois tipos de variáveis instrumentais, que visam corrigir o problema da endogenia presente nesse tipo de estimação, foram utilizadas: 1) A primeira, cujo instrumento é a escolaridade dos pais, visa corrigir o problema da herança familiar; 2) A segunda, cujo instrumento é a escolaridade e a experiência das esposas, com base em metodologia desenvolvida por Di Pietro e Pedace (2007). Os resultados corroboraram a literatura recente, indicando que o Estado do Ceará possui retornos educacionais médios abaixo da média nacional.
Abstract: This work aims to analyze the impact of education on wage of individuals in the state of Ceará. To this end, it was estimated mincerian equations, seeking the school returns for years 2003, 2006 and 2009. The data used was the PNAD, developmente by IBGE.Two Instrumental variables, that aim correct the problem of endogeneity in this kind of estimation: 1) the first, it was used parental education as instrument, aiming at correcting the problem of family background; 2) the second, used was instruments the wife education and experience, based on methodology development by Di Pietro and Pedace (2007). The results agree with recent literature, showing that Ceara’s state the school returns is less than national average.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6351
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dissert_icgomes.pdf368,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.