Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6351
Title in Portuguese: Retornos escolares no Estado do Ceará: uma abordagem econométrica entre 2003 A 2009
Author: Gomes, Irlaneida Cavalcante
Advisor(s): Alencar, Frederico Augusto Gomes de
Keywords: Educação
Issue Date: 2011
Citation: GOMES, Irlaneida Cavalcante. Retornos escolares no Estado do Ceará: uma abordagem econométrica entre 2003 a 2009. 2001. 38f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) -Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011.
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem o objetivo de analisar o impacto da educação no salário dos indivíduos no estado do Ceará. Para tanto, estimou-se equações mincerianas, buscando-se os retornos escolares para os anos de 2003, 2006 e 2009. A base de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicilios (PNAD), desenvolvida pelo IBGE. Dois tipos de variáveis instrumentais, que visam corrigir o problema da endogenia presente nesse tipo de estimação, foram utilizadas: 1) A primeira, cujo instrumento é a escolaridade dos pais, visa corrigir o problema da herança familiar; 2) A segunda, cujo instrumento é a escolaridade e a experiência das esposas, com base em metodologia desenvolvida por Di Pietro e Pedace (2007). Os resultados corroboraram a literatura recente, indicando que o Estado do Ceará possui retornos educacionais médios abaixo da média nacional.
Abstract: This work aims to analyze the impact of education on wage of individuals in the state of Ceará. To this end, it was estimated mincerian equations, seeking the school returns for years 2003, 2006 and 2009. The data used was the PNAD, developmente by IBGE.Two Instrumental variables, that aim correct the problem of endogeneity in this kind of estimation: 1) the first, it was used parental education as instrument, aiming at correcting the problem of family background; 2) the second, used was instruments the wife education and experience, based on methodology development by Di Pietro and Pedace (2007). The results agree with recent literature, showing that Ceara’s state the school returns is less than national average.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6351
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dissert_icgomes.pdf368,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.