Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6324
Title in Portuguese: Leituras infantis da televisão: uma análise do Programa TV Globinho
Author: Silva, Patrícia Soares da
Advisor(s): Henriques, Júlia Maria Pereira de Miranda
Keywords: Televisão - Programas para crianças - Brasil
Televisão - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)
Rede Globo de Televisão
Telespectadores - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)
Classe média - Fortaleza(CE) - Condições sociais
Issue Date: 2005
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Silva, P. S.; Henriques, J. M. P. M. (2005)
Abstract in Portuguese: O presente estudo tem como objetivo investigar, a partir da observação do cotidiano de dois grupos de crianças, as “reelaborações” das mensagens televisivas. Como o público infantil compreende e se apropria destas mensagens? De que forma tais mensagens são incorporadas ao cotidiano das crianças? Tais indagações são cruciais para pensar a relação televisão/audiência infantil. Para tanto, selecionei dez crianças que ocupam posições distintas na estrutura social, cinco pertencentes à “classe popular” e cinco pertencentes à “classe média”. A descrição etnográfica foi um dos procedimentos metodológicos adotados no estudo. Para tal fim, utilizei as técnicas de observação participante e entrevistas. O TV Globinho (exibido pela Rede Globo de Televisão) foi o programa infantil selecionado para a análise. As observações foram realizadas nos momentos de assistência ao programa mencionado, assim como durante outras práticas cotidianas das crianças (brincadeiras, afazeres domésticos, conversas com os amigos etc). Além dos relatos infantis coletados, realizei entrevistas com os pais das crianças estudadas. Tais entrevistas tiveram o intuito de observar a audiência infantil inserida no seu contexto familiar, já que a família é compreendida como uma importante mediadora na significação das mensagens televisivas, principalmente, para as crianças.
Abstract: The objective of this study is to investigate the “reworking” of television messages, based on daily observations of two groups of students. How does the infant public understand and take in these messages? How are these messages incorporated into children’s daily life? Such questions are crucial to understanding the program/child relationship. Therefore, I selected ten children from different social positions, five from the “lower class”, and five from the “middle class”. The ethnographic description was one of the methodological procedures adopted in the study. To this end, I used the techniques of participatory observation and interview. The program “TV Globinho” (shown on Globo Network) was chosen for analysis. The observations were made while the children watched the aforementioned program, as well as during other coordinated practice activities (Games, domestic chores, conversations with friends, etc…).In addition to the anecdotes collected from the children, I also interviewed the parents of the children involved in the study. These interviews offered me the chance to observe the child audience within the context of their home environments. This was useful because the family is an important mediator in the meaning of television messages, especially for children.
Description: SILVA, Patrícia Soares da. Leituras infantis da televisão: uma análise do Programa TV Globinho. 2005. 166f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6324
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005-DIS-PSSILVA.pdf971,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.