Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6296
Tipo: Tese
Título: Afetos de rua: culturas juvenis e afetividades nos bastidores da Cidade
Título em inglês: Affections street: youth and cultures affectivities behind the scenes of the city
Autor(es): Marinho, Camila Holanda
Orientador: Diógenes, Glória Maria dos Santos
Palavras-chave: Youth cultures;Affectivity;Jovens e violência - Fortaleza (CE);Adolescentes - Comportamento sexual – Fortaleza (CE);Nômades – Fortaleza (CE);Família - Aspectos sociais
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Marinho, C. H.; Diógenes, G. M. S (2012).
Resumo: Essa pesquisa busca compreender como são constituídas as narrativas amorosas de jovens com experiência de moradia de rua, considerando que a rua é um palco das performances de culturas juvenis, assim como um lugar de encontros de afetos. Portanto, os discursos amorosos desse grupo são reveladores de suas trajetórias de vida. Do mesmo modo, sinalizam signos de vínculos à rua, considerando que esses jovens são constantemente atravessados por experiências de vinculações emotivas, quer seja com pessoas ou com lugares, em seus trajetos cotidianos. Diante disso, designo a rua como o locus dessa pesquisa, pois ela representa um caleidoscópio de emoções, formada por pequenos, porém múltiplos, fragmentos de sentimentos estáveis e inconstantes que se movimentam, assim como os corpos dos indivíduos que a compreendem como uma referência de moradia. Os narradores dessa pesquisa são os jovens, indivíduos que experimentam essas múltiplas emoções, percebidos, em geral, por instabilidades emocionais, mas que, por movimentarem-se no terreno do acaso, das circunstâncias, das contingências, traçam mapas culturais e afetivos singulares a suas experiências de vida. Com esse cenário, proponho uma reflexão sobre os afetos de rua através de expressões narrativas, performáticas e gestuais produzidas por essa cultura juvenil. Através da observação participante, inseri-me em campo, constituído por uma metodologia de análise fundamentada na ideia de uma “narrativa das narrativas”, portanto, privilegiando os relatos dos jovens e da pesquisadora sobre a polifonia de um campo de pesquisa.
Descrição: MARINHO, Camila Holanda. Afetos de rua: culturas juvenis e afetividades nos bastidores da Cidade. 2012. 241f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6296
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012-TESE-CHMARINHO.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.