Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62881
Tipo: | TCC |
Título: | Tecer metodologias de ensino em teatro com as matrizes africanas |
Autor(es): | Oliveira, Ana Karoline de |
Orientador: | Silva, Renata Kely da |
Palavras-chave: | Metodologia;Teatro;Educação |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | OLIVEIRA, Ana Karoline de. Tecer metodologias de ensino em teatro com as matrizes africanas. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Acreditar na possibilidade da construção de novas metodologias do ensino em teatro é algo a ser debatido permanentemente nas instituições de ensino. Assim, Desde a monitoria na disciplina de História do Teatro, onde faço as primeiras leituras das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, à experiência em escolas da rede pública no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a pergunta me parecia ser a mesma: é possível ensinar teatro através de uma metodologia afrocentrada em sala de aula? Nesse sentido, o presente artigo buscará apontar reflexões sobre tal questionamento elencando pontos como o racismo estrutural no Brasil, seus desdobramentos na educação, como experiências educacionais florescem nesse caminho com o Teatro Experimental do Negro e como foi a tentativa de colocar esses pontos em prática com estudantes da Residência Pedagógica em Teatro. Tornando-se então o início de minha caminhada na educação brasileira, com os seus desafios e as suas novas potencialidades. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62881 |
Aparece nas coleções: | TEATRO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_akoliveira.pdf | 249,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.