Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62715
Tipo: Resumo
Título: Intersetorialidade e interdisciplinaridade: uma experiência de resolutividade e integralidade das ações de saúde do Cedefam
Autor(es): Carvalho, Thaiany Maria Ferreira de
Menezes, Carina do Nascimento
Souza, Edgley Silva de
Freire, Mônica Maria Vasconcelos
Moura, Walda Viana Brígido de
Palavras-chave: Atenção primária à saúde;Promoção da saúde;Interdisciplinaridade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CARVALHO, Thaiany Maria Ferreira de; MENEZES, Carina do Nascimento; SOUZA, Edgley Silva de; FREIRE, Mônica Maria Vasconcelos; MOURA, Walda Viana Brígido de. Intersetorialidade e interdisciplinaridade: uma experiência de resolutividade e integralidade das ações de saúde do Cedefam. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Centro de desenvolvimento Familiar – Cedefam é um núcleo da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, que integra atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação e pós-graduação dessa Universidade com outras instituições de Educação e Saúde- onde se destaca a parceria com o IEFES/UFC- nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Economia Doméstica, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Psicologia, contando com o apoio de profissionais, além de estudantes em prática de disciplinas, em Estágio Supervisionado Obrigatório e em Projetos de Extensão, os quais procuram trabalhar de forma integrada na atenção primária a saúde da família. No cotidiano dessa Unidade são expressas práticas balizadas em ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo como objetos centrais o indivíduo e a família, valorizando os diversos saberes e práticas numa perspectiva da abordagem integral. Atua-se buscando a corresponsabilização e gestão integrada do cuidado, utilizando-se de diretrizes como interdisciplinaridade e intersetorialidade, mediante acordos e parcerias, entre sujeitos individuais ou coletivos, em prol de objetivos comuns. Isto contribui para a formação de uma rede de organizações estabelecendo acordos de cooperação, reciprocidade e alianças que permitem a reflexão das práticas cotidianas presentes em vários setores sociais articulados com a saúde humana. Considera-se meios para superar o pensamento simplista dos processos saúde-doença a partir de uma visão médico-centrada nos moldes convencionais de assistência curativa, especializada e fragmentada. Tem-se como objetivo ressaltar as relações entre os diversos saberes, entre os serviços, os equipamentos, bem como evidenciar o trabalho em rede com parceria, buscando a resolutividade e a integralidade das ações onde o indivíduo e a família são o nosso maior enfoque. Tendo como público alvo os usuários do SUS, aqui representados pela população que mora no entorno do Pici e bairros adjacentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62715
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tmfcarvalho.pdf45,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.