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Tipo: Dissertação
Título: Responsabilidade social corporativa na indústria têxtil e de confecção: comparativo entre Brasil e China
Autor(es): Castro, Felipe de
Orientador: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa;Indústria têxtil;Vestuário
Data do documento: 2010
Citação: CASTRO, Felipe de. Responsabilidade social corporativa na indústria têxtil e de confecção: comparativo entre Brasil e China. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios forçam as empresas a adotar uma postura mais responsável em suas ações, de modo que a produção têxtil e de confecção começa também a perceber suas responsabilidades perante a sociedade e o meio ambiente. O trabalho é classificado como exploratório e descritivo. A pesquisa se caracteriza como de campo. Quanto a sua natureza, utiliza o método quanti-qualitativo, que associa a análise estatística da aplicação de questionários à investigação dos significados das relações humanas das entrevistas para comparar e discutir as pesquisas. Esta pesquisa estabelece um instrumento de avaliação da indústria têxtil e de confecção brasileira e chinesa quanto ao comparativo das práticas (pilares) da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O instrumento da pesquisa quantitativa tem por base a aplicação do questionário de sensibilização “Empresas Responsáveis”. Utiliza-se a survey como procedimento, com questionário estruturado e aplicado a 45 gestores da indústria têxtil e de confecção localizados no Brasil, nos estados de São Paulo e Ceará, e na China, nas cidades de Beijing, Shanghai e Guangzhou. Paralelamente, foram realizadas entrevistas com o objetivo de avaliar as percepções do grupo escolhido a respeito do tema responsabilidade social corporativa na indústria têxtil e de confecção no Brasil e na China. Foram investigados cinco principais pilares: as políticas de mercado, as políticas em matéria de local de trabalho, as políticas ambientais, as políticas relativas à comunidade e os valores da empresa. As entrevistas foram aplicadas a um grupo de stakeholders do setor têxtil e de confecção do Brasil e da China, envolvendo diretores de compra, gestores de trading, Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Centro Internacional de Negócios (CIN) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC). Os questionários aplicados tiveram seus dados analisados, usando estatística descritiva e teste de médias, e para as entrevistas foi adotada a técnica de análise do seu conteúdo. Os resultados encontrados demonstram que as práticas da responsabilidade social corporativa ainda são incipientes dentro da indústria têxtil e de confecção brasileira e chinesa, que ambos os países não possuem políticas voltadas ao desenvolvimento social e ambiental, e que só cumprem as exigências do mercado e de seus governos.
Abstract: New demands and greater pressure for transparency in business conduct force companies to adopt a more responsible posture regarding their actions, which caused the textile and apparel production to start realizing their responsibilities towards the society and the environment. The work is classified as exploratory and descriptive. The research is characterized as a fieldwork. As for its nature, it was used a quantitative and qualitative method in the research, which combines the statistical analysis of the survey application to investigate the meaning of human relations of the interviews to compare and discuss the quantitative and qualitative researches. This research establishes a tool to assess the Brazilian and Chinese textile and apparel industries comparing its practices regarding Corporate Social Responsibility (CSR). The instrument of quantitative research was based on the application of a Corporative Responsibility awareness survey. A survey procedure was utilized in which a structured questionnaire was given to 45 managers working in textile and apparel industries in the Brazilian states of São Paulo and Ceará, and in the Chinese cities of Beijing, Shanghai, and Guangzhou. At the same time, interviews were conducted aiming to access the chosen group perceptions regarding the corporative social responsibility in the textile and apparel industry in both Brazil and China. Five main practices were investigated: market policies, policies relating to work locations, environmental policies, policies related to the community, and business values. The interviews were conducted with a group of stakeholders in the textile and apparel sectors from China and Brazil, including purchasing directors, trading managers, the Associação Brasileira da Indústria Têxtil - ABIT (Brazilian Association of the Textile Industry), and the Câmara de Comercio e Indústria Brasil China - CCIBC (Brazil-China Industry and Commerce Chamber). The data collected with the questionnaires were analyzed using descriptive statistics and mean test, and for the interviews a technique of content analysis was adopted. The results found show that the practices of corporate social responsibility are still incipient in the textile and apparel industry both in Brazil and in China, that either countries have no policies aiming the social and environmental development, and that these countries only satisfy their market and own government requirements.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62651
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