Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62597
Tipo: Resumo
Título: O Cedefam acolhe o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia do HUWC/EBSERH/UFC
Autor(es): Souza, Edgley Silva de
Silveira, Tâmara de Araújo
Bezerra, Cicera Vanluzia Horta
Silva, Rafaela Gonçalves de Macedo da
Santos, Cleudson Silva
Moura, Walda Viana Brígido de
Palavras-chave: Odontólogos - Formação;Oftalmologistas - Formação;Saúde bucal;Saúde ocular;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Edgley Silva de; SILVEIRA, Tâmara de Araújo; BEZERRA, Cicera Vanluzia Horta; SILVA, Rafaela Gonçalves de Macedo da; SANTOS, Cleudson Silva; MOURA, Walda Viana Brígido de. O Cedefam acolhe o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e Oftalmologia do HUWC/EBSERH/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Projeto Consultório Itinerante de Oftalmologia e Odontologia é um projeto financiado pelos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), vinculado ao Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, para atender prioritariamente alunos do ensino fundamental dos programas Saúde na Escola (PSE) e Brasil Alfabetizado (PBA) de 18 municípios do Ceará e a E.M.E.F. José Bonifácio de Souza localizada no entorno no Centro de Desenvolvimento Familiar – Cedefam. O objetivo é realizar ações de atenção à saúde, possibilitando um novo cenário de ensino e aprendizagem na formação de profissionais de saúde nas áreas de saúde bucal e oftalmológica. As consultas são realizadas em contêineres, um de Oftalmologia e outro de Odontologia. A equipe que atua no projeto é composta por profissionais da UFC (lotados no Cedefam e disponibilizados pelo HUWC), bem como os selecionados pela EBSERH. Para a melhoria da qualidade das ações prestadas às crianças, adolescentes e idosos beneficiados foram agregadas ao Projeto práticas de acolhimento e de promoção da saúde bucal, já executadas no Cedefam e reconhecidas como humanizadas e eficientes para ações em saúde. Na primeira consulta oftalmológica, se identificado o problema refrativo, o aluno receberá os óculos gratuitamente e caso seja detectada outra patologia serão encaminhados, com dia e hora marcados, para o ambulatório de oftalmologia da UFC. De dezembro de 2014 a agosto de 2016, foram realizadas 1.315 consultas oftalmológicas. Desse público, um total de 585 está usando os óculos, mudando de maneira significativa a realidade de suas vidas, aumentando o seu rendimento escolar, bem como o seu nível de interação com os colegas de sala e na família, segundo seus professores. Percebe-se a eficácia do projeto no alcance de seus objetivos em resolver ou minimizar os problemas relativos à saúde ocular e saúde bucal, uma vez que estes problemas interferiam diretamente nas suas vidas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62597
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_essouza.pdf46,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.