Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62525
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar
Título em inglês: Relationship to knowledge in physical education from an (auto)biographical perspective
Autor(es): Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Palavras-chave: (Auto)biografias;Narrativas;Currículo;Estágio supervisionado;Relação com o saber
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
Citação: VENÂCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 11, p. 729-750, 2019
Resumo: As narrativas (auto)biográficas possibilitam compreender escolhas e disposições. Neste artigo, analisamos experiências de aprendizagem com a educação física escolar associadas a processos reflexivos de dois(duas) estagiários(as). iscutir indícios da relação com o saber, a partir das narrativas elaboradas no estágio, e identificar temáticas recorrentes, situadas por reflexões e vivências, em diferentes contextos. A pesquisa foi desenvolvida de modo exploratório na disciplina “Estágio I – observação da realidade”, no curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma perspectiva baseada em narrativas (auto)biográficas dos(as) participantes. A narrativa foi escolhida como método porque permite aos(às) estudantes explicitar suas emoções, percepções e questões – relacionadas à experiência – para confrontar o mundo vivido. A experiência narrada não descreve o tempo cronológico do estágio nas escolas, de forma linear, mas revela o tempo próprio vivido em diferentes realidades, implica releituras sobre o currículo e reconhece a relação com o saber de cada um(a). As escolhas e trajetórias dos(as) estagiários(as) são singulares, próprias a cada professor(a) em formação inicial e permanente, bem como sua intencionalidade ao agir no mundo
Abstract: The (auto)biographical narratives make it possible to understand choices and dispositions. In this article, we analyze learning expe-riences within school physical education associated with reflective processes by two students during a practicum. To discuss evidence of the relationship to knowledge from the narratives elaborated in the practicums and to identify recurrent themes, situated with reflections and experiences in different contexts. The research was developed in an exploratory way during the discipline “Practicum I – observation of the reality” in the physical education teaching certification course at the Federal University of Ceará, from a perspective based on (auto)biographical narratives by the participants. The narrative was chosen as method because it allows the students to explain their emotions, perceptions, and questions - related to experience - to confront the lived world. The narrated experience does not describe the chrono-logical time of the practicum in schools in a linear way, but reveals the time itself lived in different realities. It implies re-reading about the curriculum and recognizes the relationship to knowledge of each one. The students’ choices and trajectories are unique, specific to each teacher in initial and permanent formation, as well as their in-tentionality when acting in the world
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62525
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lvenâncio.pdf13,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.