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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A residência multiprofissional em saúde da família potencializando transformação através da formação: uma utopia necessária
Autor(es): Carvalho, Ariane Brum de
Nepomuceno, Léo Barbosa
Palavras-chave: Sistema único de saúde;Educação permanente;Residência multiprofissional em saúde;Unique health system;Permanent Education;Multiprofissional Reidency program in health
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: SANARE
Citação: CARVALHO, Ariane Brum de; NEPOMUCENO, Léo Barbosa. A residência multiprofissional em saúde da família potencializando transformação através da formação: uma utopia necessária. S A N A R E, Sobral, v.7, n.2, p.31-37, 2008.
Resumo: Este artigo analisa, a partir da experiência vivida pelos autores, aspectos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Sobral (RMSF) enquanto processo indutor de transformações das práticas de formação e atuação no setor saúde. Contextualiza a Educação Permanente como modelo contra-hegemônico frente aos sistemas educacionais tradicionais. Destaca a importância de facilitar, a partir da RMSF, processos de educação e transformação articulados com a realidade vivida no cotidiano do trabalho da Estratégia de Saúde da Família. Considera avanços e desafios para a RMSF constituir-se na perspectiva de uma Educação Permanente transformadora. Defende que se valorizem os processos pedagógicos participativos e dialógicos e a integração dos diversos profissionais e gestores do Sistema Municipal de Saúde e da RMSF de Sobral, buscando construir a co-responsabilização pelas mudanças, construindo coletivamente o que queremos para SUS, para a sociedade brasileira e para a própria RMSF.
Abstract: Based on the authors’ experience, this article analyzes aspects of the Multiprofessional Residency Program in Family Health in Sobral (RMSF) as a process that induces transformations in education and activity practices in the health sector. It also contextualizes Permanent Education as a contra-hegemonic model in comparison with traditional education systems. The article also highlights the importance of facilitating, through the RMSF, education and transformation processes articulated with the reality experienced in daily work within the Family Health Strategy. It analyzes advances and challenges for the RMSF to establish itself in the perspective of transformative Permanent Education. The study defends the valuation of participatory and dialogical pedagogical processes and integration between different professionals and managers in the Municipal Health System and the RMSF in Sobral, with a view to developing co-accountability for changes, jointly constructing what we want for the Unique Health System, for the Brazilian society and for the RMSF itself.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62390
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