Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade |
Autor(es): | Assumpção, Claudio de Oliveira Arruda, Débora Paes de Souza, Thiago Mattos Frota de |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Criatividade;Materiais alternativos;Physical education in school;Creativity;Alternative materials |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | Anuário da Produção Acadêmica Docente |
Citação: | ASSUMPÇÃO, Cláudio de Oliveira; ARRUDA, Débora Paes de; SOUZA, Thiago Mattos Frota de. Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2009. |
Resumo: | A educação física tem como objeto de estudo o corpo e o movimento, sendo responsabilidade da educação física escolar abranger todas as formas da chamada cultura corporal, incluindo nos seus conteúdos os jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas. O professor é o responsável pela mediação da construção do conhecimento, criando os espaços, disponibilizando materiais e participando das brincadeiras. A criança se desenvolve através do brincar, sendo que quanto maior são as oportunidades de manipular diferentes objetos e desenvolver diferentes atividades, maior será o repertório motor da criança. Neste sentido, nosso objetivo foi elucidar o importante papel da inclusão das brincadeiras e dos brinquedos como instrumentos para o aprendizado das crianças. Conclui-se que brincadeiras, bem como, brinquedos são importantes instrumentos no aprendizado das crianças e a utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física pode ser uma estratégia interessante para trabalhar o lúdico, a criatividade e a auto-estima dos alunos. |
Abstract: | Physical education has the body and the movement as study object, being responsibility of the physical education classes in schools to embrace all the forms of the so called corporal culture, including in its contents the games, sports, dances, gymnastics and martial arts. The teacher is responsible for the mediator role in the knowledge construction, creating the spaces, providing materials and participating of the activities. Children develop themselves through recreation, and the bigger the opportunities to manipulate different objects and to develop different activities are the greater will be the motor repertoire of the child. In this sense, our objective was to elucidate the important role of the inclusion of recreational activities and toys as tools for children’s learning process. We conclude that the games and toys are important tools in children's learning and the use of alternative materials in physical education classes can be an interesting strategy to work the ludic, creativity and self-esteem of students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346 |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_coassumpção.pdf | 99,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.