Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62327
Tipo: | TCC |
Título: | Rogo em PRECE que me ensine tudo o que pela minha vida PACCE: as contribuições da aprendizagem cooperativa na formação de um licenciando em ciências biológicas |
Autor(es): | Santos, Átila Monteiro |
Orientador: | Feitosa, Raphael Alves |
Palavras-chave: | Autobiografia;Aprendizagem cooperativa;Formação de professores |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS, Átila Monteiro. Rogo em PRECE que me ensine tudo o que pela minha vida PACCE: as contribuições da aprendizagem cooperativa na formação de um licenciando em ciências biológicas. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Existem críticas feitas aos cursos de licenciatura, como o domínio do conteúdo específico em detrimento do pedagógico e o distanciamento existente entre a teoria vista e a prática realizada em sala de aula. Dessa forma, as narrativas autobiográficas dos sujeitos que tiveram acesso a espaços de discussão e prática em relação à educação tornam-se ferramentas importantes que podem contribuir para a formação dos futuros professores. Assim, o presente trabalho buscou, através de uma pesquisa narrativa autobiográfica, rememorar as vivências do autor relacionadas com a Aprendizagem Cooperativa, sejam essas associadas aos programas da Universidade Federal do Ceará (UFC) ou a outros momentos em que esteve envolvido com a metodologia, buscando analisar as contribuições dessas para a sua formação como profissional docente. Para tanto, através da escrita de uma narrativa autobiográfica, o autor, por meio de relatos de experiência, diários de estágio, anotações em cadernos de campo e fotografias, reviveu os momentos em que a Aprendizagem Cooperativa foi importante para a construção do seu perfil docente, sendo importante para a visão que esse hoje possui em relação ao propósito da sua função enquanto professor. Ademais, as conclusões, bem como as incertezas, concebidas por essas vivências foram relacionadas com o conhecimento até então produzido. O trabalho enfatiza a importância da Aprendizagem Cooperativa para a sua identificação e aceitação da profissão docente, para a construção de uma visão crítica em relação ao processo de ensino-aprendizagem, a percepção desse em relação ao atual cenário encontrado nas escolas públicas e a oportunidade de pôr em prática, em uma situação real, a teoria estudada. Dessa forma, partindo das percepções do percurso vivido pelo autor, reafirma-se a importância de atividades que, além de discutir os teóricos relacionados a educação, estejam diretamente envolvidas com a prática no ambiente escolar durante o processo de formação inicial do professor. Nessa perspectiva, a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, na figura dos programas da UFC, foi de suma importância para a construção da identidade docente do autor, bem como para a sua prática em sala de aula. |
Abstract: | There are critiques made to undergraduate licentiate courses, such as the domain of specific contents in relation to the pedagogical and the distancing between the theory and the practice realized in the classroom. In this way, the autobiographical narratives of the people who had access to spaces of discussion and practice in relation to the education become important tools that can contribute to the formation of future teachers. Thus, the present study sought, by means of an autobiographical narrative research, to recall the author's experiences related to Cooperative Learning, whether associated with Universidade Federal do Ceará (UFC) programs or other times when he was involved with the methodology, seeking to analyze the contributions of these to his training as a teacher. For this, by means the writing of an autobiographical narrative, the author, through reports of experience, diaries of internship, notes in field notebooks and photographs, revived the moments in which Cooperative Learning was important for the construction of its teaching profile , being important for the vision that this one has in relation to the your purpose as teacher. Furthermore, the conclusions, as well the uncertainties, conceived by these experiences were related with the knowledge until now produced. The study emphasise the importance of Cooperative Learning for your identification and acceptance of the teaching profession, for the construction of a critical vision regarding the teaching-learning process, the perception in relation to the current scenario found in public schools and the opportunity to put into practice, in a real situation, the theory studied. That way, starting from the perceptions of the path lived by the author, is reaffirmed the importance of activities that, besides to discussing theorists related with education, are directly involved with the practice in the school environment during the initial teacher training process. In this perspective, the methodology of Cooperative Learning, in the figure of the programs of the UFC, was of paramount importance for the construction of the author's educational identity, as well as for his practice in the classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62327 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_amsantos.pdf | 553,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.