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Tipo: Dissertação
Título: Tipologias de cultura organizacional em empresas instaladas nos distritos industriais de Maracanaú - Ceará
Autor(es): Braga, Gleíza Guerra de Assis
Orientador: Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Cultura organizacional;Distritos industriais;Concorrência
Data do documento: 2011
Citação: BRAGA, G. G. A. Tipologias de cultura organizacional em empresas instaladas nos distritos industriais de Maracanaú - Ceará. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Os distritos industriais são aglomerados de empresas associados no plano teórico com o fator inovação e às políticas de desenvolvimento baseadas em clusters, vantagens locacionais e potencialidades locais. Empresas instaladas em distritos industriais possuem maior facilidade de sobreviver no mercado, ou até mesmo atingir economias de escala, em razão das políticas de incentivo oferecidas pelos governos, assim como pelo compartilhamento do conhecimento, facilitado pela proximidade geográfica entre as empresas, possibilitando maior capacidade inovadora. Não são apenas fatores técnicos e recursos materiais que desempenham um papel fundamental, porém, um dos fatores principais para o sucesso das empresas centra-se na cultura organizacional, entendida como crenças e pressupostos básicos compartilhados pelos membros de uma organização, posicionada como pano de fundo destas, influindo nas relações dos colaboradores e decisões dos gestores. O objetivo deste trabalho é identificar a tipologia de cultura organizacional predominante nas empresas instaladas nos distritos industriais de Maracanaú-CE. O fundamento teórico-metodológico aplicado nesta pesquisa é a tipologia de cultura organizacional proposta por Cameron e Quinn (2006). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, apoiando-se em pesquisa bibliográfica. A pesquisa é caracterizada como survey e foi realizada em uma amostra das 50 maiores empresas instaladas nos três distritos industriais de Maracanaú, escolhidas com apoio na quantidade de funcionários. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário fechado, adotando-se uma Escala Likert de variação de 1 a 5, junto a 3271 colaboradores de nível operacional, administrativo, técnico e de supervisão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. No referido contexto, os resultados indicam a predominância geral da cultura de mercado (29,15%), seguida da cultura inovadora (26,69%), contra uma menor incidência das culturas hierárquica (22,48%) e da clã (21,69%), dando suporte relativo aos pressupostos iniciais do estudo. Partindo da observação das unidades organizacionais tomadas isoladamente, o estudo revela o predomínio de culturas de mercado e inovadora em 39 empresas.
Abstract: Industrial districts are clusters of companies associated in theory with the innovation and development policies based on clusters, locational advantages and potential locations. Companies located in industrial districts are easier to survive in the market, or even to achieve economies of scale due to the incentive policies provided by Governments, as well as the socialization of knowledge among them, facilitated by their geographical proximity, allowing a greater capacity for innovation. However, not only material resources and technical factors that play a key role, a major factor in the success of companies focuses on organizational culture, understood as basic assumptions and beliefs shared by members of an organization, positioned as cloth fund organizations, influencing the relations of employees and management decisions, The aim this study is to identify the type of organization culture prevalent in companies located in industrial districts of Maracanaú. The theoretical foundation and methodological research is applied in this type of organizational culture proposed by Cameron and Quinn (2006). This study is characterized as a descriptive, quantitative, relying on literature. The research is characterized as a survey and was conducted in a sample of 50 major companies operating in three industrial districts of Maracanaú, chosen from the number of employees. Data collection was done through a closed questionnaire, adopting a Likert scale ranging 1 to 5, with 3271 employees in the operational, administrative, technical and supervision. Data were analyzed using descriptive statistics, using appropriate software. In that context, the results indicate a general predominance of the market culture (29,15%), followed by the innovative culture (26,69%) with a lower incidence of hierarchical culture (22,48%) and clã culture (21,69%), giving support on the initial assumptions of the study. Starting from the observation of the organizational units taken alone, the study shows the predominance of cash and innovative in 39 companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62064
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