Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62037
Tipo: Resumo
Título: MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográfica
Autor(es): Vieira, Tacyele Ferrer
Viana, Victória do Nascimento
Mourão, David Ribeiro
Farias, Carlos Senna Soares
Gomes, Raquel da Silva
Silva, Edson Vicente da
Palavras-chave: Cartografia - Estudo e ensino;Mapeamento geográfico - Estudo e ensino;Geografia - Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VIEIRA, Tacyele Ferrer; VIANA, Victória do Nascimento; MOURÃO, David Ribeiro; FARIAS, Carlos Senna Soares; GOMES, Raquel da Silva; SILVA, Edson Vicente da. MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola: práticas de alfabetização cartográfica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O projeto de extensão MTAE - Mapeamento Temático Aplicado na Escola atua há um ano em escolas públicas de Fortaleza. Constitui uma iniciativa de alunos e professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, têm como objetivo auxiliar no ensino e aprendizagem na alfabetização cartográfica, ensinar técnicas de mapeamento com softwares livres e elaborar mapas temáticos dos bairros de Fortaleza, para estudos e análises posteriores. O projeto atua em duas escolas públicas e tem um cronograma de um ano de atividades. A metodologia é dividida em quatro partes (i) aulas de cartografia básica e alfabetização cartográfica, (ii) estudo do tema e coleta de dados, o tema varia de acordo com a escolha dos alunos e do professor, (iii) trabalho de campo e (iv) criação de mapas temáticos e fixação dos conhecimentos. Em 2016, o projeto atuou na escola EEM Mariano Martins, Henrique Jorge - Fortaleza e produziu um mapeamento da localização das antenas de transmissão de sinal telefônico no bairro de localização da escola, o trabalho foi realizado em parceria com o professor de Física da escola. Teve ação também na Escola Municipal Monsenhor Linhares, Amadeu Furtado - Fortaleza com direcionamento para o reconhecimento do espaço e comunidade escolar, fazendo-se uso de mapas mentais dos alunos e croquis como metodologia de alfabetização cartográfica. Como resultados temos a apresentação do projeto de mapeamento dos alunos da escola Mariano Martins na feira da UNIFOR na modalidade Iniciação Científica Júnior e na escola Monsenhor Linhares, é possível observar um melhor entendimento dos conceitos básicos cartográficos e de lateralidades é alcançado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62037
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tfvieira.pdf45,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.