Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6193
Title in Portuguese: Avaliação do impacto do nível de renda dos egressos dos cursos superiores tecnológicos no Piauí: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior de Teresina.
Author: Castro, Sâmia Macêdo Santana de
Advisor(s): Silva, Almir Bittencourt da
Keywords: Educação Tecnológica
Cursos Superiores Tecnológicos
Issue Date: 2009
Citation: CASTRO, Sâmia Macêdo Santana de (2009)
Abstract in Portuguese: A educação sem dúvida alguma é um dos pontos primordiais para o desenvolvimento de um país. O índice de analfabetismo em nosso país ainda é muito alto, chegar a algum curso de nível superior infelizmente ainda é para poucos. Constata-se, assim, que a educação ainda tem que melhorar, e muito, no Brasil. Os Cursos Superiores Tecnológicos surgem como mais uma alternativa para que este cenário seja modificado. São cursos de curta duração e seu público alvo é predominante de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, e que devido às exigências constantes da nossa sociedade capitalista precisam se especializar em um curto período de tempo em uma determinada área. A presente pesquisa visou investigar se os egressos dos CST aumentaram de renda ou não após a sua conclusão.
Abstract: Education is undoubtedly one of the key points about the development of a country. The illiteracy rate in our country is still very high, reaching some upper-level course is unfortunately still for the few. It thus appears that education has yet to improve and a lot in Brazil. Courses Higher Technological emerges as an alternative to this scenario is changed. They are short courses and their target audience is predominantly those who already entered the labor market and because of the demands contained in our capitalist society need to specialize in a short period of time in a given area and that is precisely what the provide higher education technology.
Description: CASTRO, Samia Mâcedo Santana de. Avaliação do impacto no nível de renda dos egressos dos cursos superiores tecnológicos no Piauí: um estudo de caso do Instituto de Ensino Superior de Teresina. 2009. 83f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Piauí) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6193
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dissert_smscastro.pdf486,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.