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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61914
Tipo: | TCC |
Título: | Bioprospecção e estudos etnodirigidos: análise das concepções dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Viana, Letícia de Castro |
Orientador: | Mota, Erika Freitas |
Palavras-chave: | Etnobotânica;Plantas medicinais;Etnofarmacologia;Comunidades tradicionais |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | VIANA, Letícia de Castro. Bioprospecção e estudos etnodirigidos: análise das concepções dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O Brasil é um dos países com uma biodiversidade gigantesca e a manutenção dessa biodiversidade tem relação direta com a maneira que ela é utilizada e como os ecossistemas e todas as espécies que pertencem a ele vêm sendo protegidas. Com isso, é preciso pensar num modelo de desenvolvimento que inclua a conservação dos recursos naturais, que valorize os conhecimentos tradicionais e que seja sustentável. A bioprospecção e os estudos etnodirigidos são ferramentas estratégicas para o estudo da biodiversidade porque contribuem para ampliar o conhecimento acerca da nossa biodiversidade e podem auxiliar nas ações de conservação. Nesse contexto, é importante mostrar aos estudantes de Ciências Biológicas que a bioprospecção e os estudos etnodirigidos são promissoras áreas para o desenvolvimento de projetos que vão desde a iniciação científica até a pós-graduação. Essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo exploratória de caráter qualitativo, realizada por meio de formulário on-line que objetiva analisar as concepções dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará com relação a essas áreas de pesquisa incluindo-as como possibilidade de atuação profissional. Foram alcançados 27,27% dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará com matrícula ativa em 2021.1, distribuídos entre as modalidades de licenciatura e bacharelado. A partir deste estudo é possível afirmar que 47,9% dos participantes sabem o que é a bioprospecção, apenas 19,7% sabem o que é uma pesquisa etnodirigida, enquanto 46,1% deles afirmaram não ter conhecimento nem sobre bioprospecção, nem sobre estudos etnodirigidos. Dos que afirmaram ter conhecimento sobre as áreas abordadas neste estudo, foi possível concluir que a bioprospecção foi considerada importante para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico a partir do uso da biodiversidade e que pode promover a conservação dos nossos recursos naturais. Já os estudos etnodirigidos foram apontados como uma das formas de ligar a universidade à comunidade e foram considerados importantes para descoberta de novos produtos, principalmente medicinais, baseados no uso tradicional, para valorização da diversidade cultural e para geração de emprego e renda. É importante salientar que trabalhar e conhecer diferentes áreas durante a formação inicial pode ampliar as oportunidades acadêmicas, além de contribuir para a formação de um profissional habilitado para trabalhar em diferentes áreas no mercado de trabalho. |
Abstract: | Brazil is one of the countries with a huge biodiversity and the maintenance of this biodiversity is directly related to the way it is used and how the ecosystems and all the species that live in them are protected. Therefore, it is necessary to think of a development model that includes the conservation of natural resources, that values traditional knowledge, and that is sustainable. Bioprospecting and ethno-directed studies are strategic tools for the study of biodiversity because they contribute to broadening the knowledge about our biodiversity and can assist in conservation actions. It is important to show Biological Sciences students that bioprospecting and ethno-directed studies are promising areas for the development of projects ranging from scientific initiation to graduate studies. This research is characterized as an exploratory field research of qualitative nature, conducted using an online form that aims to assess the conception of undergraduate students of Biological Sciences (BC) at the Federal University of Ceará in relation to these research areas, including them as a possibility of professional practice. We reached 27.27% of the under-graduated students of Biological Science at the Federal University of Ceará with active enrollment in 2021.1, distributed between Licentiate and Bachelor degree modalities. From this study it was possible to state that 47.9% of the participants know what bioprospecting is, only 19.7% know what ethno-directed research is, while 46.1% of them claimed to have no knowledge either about bioprospecting or ethno-directed studies. Of those who claimed to have knowledge about the areas addressed in this study, it was possible to conclude that bioprospecting was considered important for scientific, technological, and economic development from the use of biodiversity and that it can promote the conservation of our natural resources. Ethno-directed studies, on the other hand, were pointed out as one of the ways to link the university to the community and were considered important for the discovery of new products, especially medicinal products, based on traditional use, for the valorization of cultural diversity, and for the generation of employment and income. It is important to point out that working and getting to know different areas during initial training can broaden academic opportunities, besides contributing to the formation of a professional qualified to work in different areas in the labor market. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61914 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias |
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