Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61889
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação de um questionário para análise da conduta ética do professor no ambiente educacional universitário
Título em inglês: A questionnaire to analyze the ethical conduct of the teacher in the university educational environment
Autor(es): Pereira, Nathália de Sousa
Souza, Francisco Jerley Solon de
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Questionário;Ética;Professor;Ambiente educacional
Data do documento: 2014
Citação: PEREIRA, Nathália de Sousa; SOUZA, Francisco Jerley Solon de; RODRIGUES, Maxweel Veras. Aplicação de um questionário para análise da conduta ética do professor no ambiente educacional universitário. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXI, 10 a 12 nov. 2014, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2014. Tema: “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro”.
Resumo: O comportamento do educador no ambiente universitário possui uma forte influência para a formação dos alunos. O docente deve estar ciente que, em seu exercício profissional, a transmissão dos conhecimentos vai além de um simples repasse de conteúdo, é um momento fundamental para propagar uma conduta ética para assim fazer dos alunos verdadeiros cidadãos. Em meio a esta abordagem, este estudo teve como objetivo analisar a opinião de 134 estudantes de engenharia de produção sobre a conduta ética do professor na sala de aula. A metodologia escolhida foi uma pesquisa de campo realizada através de um questionário eletrônico que, com a ajuda da ferramenta no google drive, foi possível gerar estatísticas e propor soluções para os resultados. Um das perguntas mostrou que os alunos veem o estilo autoritário e arrogante como predominante para o comportamento dos professores. Acredita-se que o estudo é uma oportunidade para confirmar o quanto é fundamental a boa postura do professor perante aos alunos no ambiente educacional.
Abstract: The behavior of the educator in the university has a strong influence on the student’s formation. The teacher should be aware that in his professional practice, the transmission of knowledge goes beyond a simple transfer of matter, but as aa fundamental key to propagate ethical conduct to make their students responsible citizen. The principal objective of this study is to analyze the opinion of 134 students of production engineering about the ethic conduct of their teacher in the classroom. The chosen methodology was a field research conducted through an electronic questionnaire, which with the help of the tool in google drive was possible to generate statistics and propose solutions to the results. One of the questions showed that students see the authoritarian and arrogant style as prevalent for teacher behavior. It is believed that this study is an opportunity to confirm how fundamental the good posture of the teacher in the educational environment is.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61889
ISSN: 1809-7189
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_nspereira.pdf337,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.