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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61796
Tipo: | Resumo |
Título: | O efeito de um programa de natação na psicomotricidade de crianças e adolescentes cearenses |
Autor(es): | Calixto, Sarah Isabel Silva Paulino, Sarah Caroline Vieira Garcia, Larissa Sousa Gonzalez, Ricardo Hugo |
Palavras-chave: | Natação para crianças;Psicomotricidade;Crianças - Saúde e higiene;Adolescentes - Saúde e higiene;Promoção da saúde |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | CALIXTO, Sarah Isabel Silva; PAULINO, Sarah Caroline Vieira; GARCIA, Larissa Sousa; GONZALEZ, Ricardo Hugo. O efeito de um programa de natação na psicomotricidade de crianças e adolescentes cearenses. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O EFEITO DE UM PROGRAMA DE NATAÇÃO NA PSICOMOTRICIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CEARENSES Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011. PG.0173 Sarah Isabel Silva Calixto; Sarah Caroline Vieira Paulino; Larissa Sousa Garcia; Ricardo Hugo Gonzalez Introdução: o Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida UFC abrange ações multidisciplinares que têm em vista promover a saúde da criança e do adolescente. Entre elas, a natação é vista como um dos meios de desenvolver a psicomotricidade, além de ser uma forma de socialização entre os mesmos. Objetivo: identificar como a natação pode interferir no desenvolvimento da psicomotricidade sendo trabalhada de forma mais lúdica para facilitar o aprendizado aquático. Metodologia: trata-se de um estudo de cunho qualitativo. Foi realizada uma entrevista em dez alunos escolhidos de maneira não aleatória segundo disponibilidade e seus respectivos professores do programa onde o tema central era “Minha transformação pela natação”. Resultados: dos alunos entrevistados da pesquisa, todos afirmaram que estão mais participativos das atividades escolares, se sentem mais dispostos para praticar outras modalidades esportivas, melhoraram sua interação social e familiar e cerca de 10% constataram que houve uma diminuição significativa nos problemas respiratórios. Outros aspectos relatados pelos professores do programa foram a familiarização com a água, consequentemente a perca do medo e por meio da metodologia do professor criou-se uma admiração e inspiração para o futuro. Conclusão: a natação auxilia no progresso da capacidade aeróbica, ajudando a estabilizar, reduzir e, em alguns casos, a desaparecer as doenças respiratórias, assim como melhora a autoestima e a conduta das pessoas que praticam a modalidade já relatada, gerando uma contribuição para um melhor desempenho motor, psicológico e profissional do cidadão. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61796 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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