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Title in Portuguese: O impacto da educação no combate à pobreza no Brasil
Author: Sousa, Adilson Reis Pinto de
Advisor(s): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
Keywords: Educação
Pobreza
Alfabetização
Issue Date: 2010
Citation: SOUSA, Adilson Reis Pinto de. Impacto da educação no combate à pobreza no Brasil, O. 2010. 40f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público - Piauí)) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, -CE, 2010.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre educação e pobreza nos estados Brasileiros, para o período compreendido entre 1995 e 2007. Para tanto, utiliza-se como metodologia a estimação de dois modelos econométricos para dados em painel, que tomam o nível de pobreza como variável dependente e o nível de educação como variável explicativa, uma dummy para os estados do Nordeste, a participação da agricultura no PIB dos estados e uma variável de tendência como controles. Para se mensurar o nível de educação, utilizaram-se as variáveis anos de estudo médio no primeiro modelo e a proporção de alfabetizados por estado no segundo modelo. Os resultados da estimação de ambos os modelos empregando-se efeitos aleatórios apontam que o nível de educação se relacionou negativamente com o nível de pobreza durante o período. Além disto, o nível de pobreza médio do Nordeste mostrou-se maior do que a média do restante do país, tudo o mais constante. Para o modelo que emprega a proporção de alfabetizados como proxy do nível de educação, observou-se que houve, no período, uma redução no nível de pobreza no Brasil e que estados com maior participação do setor agropecuário sobre o PIB apresentaram maior nível de pobreza.
Abstract: The present study intends to investigate the relationship between education and poverty in Brazilian's states for the period comprehended between 1995 and 2007. As such, we used as methodology the estimation of two econometric models for panel data, which took the poverty level as the dependent variable and the level of education, a dummy for Northeast states and control variables as independent variables. The control variables chosen were participation of rural sector in total GDP and time. To measure the level of education we used in a first model the average years of schooling and in a second model the number of literate citizens per state. The results of the estimation of both models using random effects suggest that the level of education was negatively related with the poverty level during the period. Moreover, the poverty level in Northeast has shown to be greater than in the rest of Brazil, every thing else held constant. Regarding the model that uses the number of literate as proxy to the level of education, we observe a reduction of the poverty level in Brazilian's states for the sample period and that the states with greater participation of the rural sector in it’s GDP showed greater poverty level.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6161
metadata.dc.type: Dissertação
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