Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61305
Tipo: Documento Administrativo
Título: Acervo Midiadança: manual para análise e descrição de videodanças em repositório audiovisual
Autor(es): Santos, Francisco Edvander Pires
Palavras-chave: Repositório audiovisual;Tainacan (software);TemaTres (software);Acervo ICA;Laboratório Midiadança;Indexação de videodanças;Decupagem audiovisual;Imagens em movimento
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: ICA/UFC
Citação: SANTOS, Francisco Edvander Pires (org.). Acervo Midiadança: manual para análise e descrição de videodanças em repositório audiovisual. Fortaleza: ICA/UFC, 2021. Versão 01, atualizada em: 27 set. 2021.
Resumo: O Acervo do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) reúne diversas coleções bibliográficas, arquivísticas e museológicas custodiadas ou produzidas pelos cursos de graduação e pós-graduação do instituto. O projeto tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais da unidade acadêmica, que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará. O acervo possui uma grande diversidade de materiais, tais como: imagens; arquivos sonoros; arquivos audiovisuais; ilustrações, desenhos, fotografias, croquis de moda; partituras de música; cartazes de eventos e de filmes; documentos, jornais; programação de eventos; cardápios de gastronomia; documentação de filmagens em set, roteiros, storyboards; livros, catálogos, revistas; amostras de tecidos, linhas; figurinos, adereços; outros, além de publicações resultantes de produções artísticas, culturais e acadêmicas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do ICA. Também são incorporadas ao acervo publicações especiais que colaborem com o processo de criação e formação inter-, trans- e multidisciplinar dos estudantes. É imprescindível destacar o potencial desses acervos e coleções que compõem o Acervo ICA como fontes de pesquisa e produção acadêmica. Dentre as coleções do acervo, definiram-se como prioridades, para início das atividades de organização, três coleções de relevância para a instituição e para a sociedade cearense: Doc.Teatro Ricardo Guilherme, Figurarte e, mais recentemente, o Midiadança.
Descrição: Produção técnica advinda da dissertação: SANTOS, Francisco Edvander Pires. Gestão de acervos audiovisuais em repositórios. Orientação: Maria Giovanna Guedes Farias. Coorientação: Luiz Tadeu Feitosa. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39305. Acesso em: 11 out. 2021. Manual elaborado em parceria com a equipe do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, como parte do projeto Acervo ICA: Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais, apoiado pelo Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, Lei Aldir Blanc Ceará 2020, e pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF).
URI: https://acervoica.ufc.br
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39305
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61305
Aparece nas coleções:PPGCI - Produções técnicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_manual_fepsantos_midiadanca.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.