Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/612
Tipo: Dissertação
Título: A percepção na gestão das Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará: paralelo entre a visão dos gestores e usuários
Autor(es): Melo, Ana Cristina Azevedo Ursulino
Orientador: Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Biblioteca Universitária - administração;Gestão pública;Percepção
Data do documento: 2011
Citação: MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino. A percepção na gestão das bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Ceará: paralelo entre a visão dos gestores e usuários. 2011. 132p. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em:http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4041. Acesso em: 12 jul. 2011
Resumo: As mudanças que se gestam na sociedade contemporânea afetam todos os âmbitos da vida humana e societária, dentre eles o interior das organizações. Com efeito, se encontram as bibliotecas universitárias, ambiente onde já se observam certas preocupações com as mudanças de posição por parte dos profissionais e, em especial, daqueles que emprestam sua força de trabalho para servir bem a uma comunidade de usuários. Propõem-se então, esta pesquisa que possibilita responder aos seguintes problemas: qual é a percepção que os gestores de bibliotecas da UFC têm sobre o seu papel como ocupantes desse cargo? Como os clientes/usuários das bibliotecas da UFC compreendem o papel assumido pelos gestores dessas organizações? O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar a percepção que os gestores das bibliotecas universitárias da UFC possuem sobre o papel que desempenham nesta função fazendo um paralelo com a percepção dos usuários referentes à sua atuação. Trata-se de uma pesquisa bibliografia, documental, de campo e exploratória.de natureza quantitativa, utilizando como procedimento de abordagem o método funcionalista e o estudo de multicaso. A coleta de dados foi feita por meio de questionários com escala de opinião baseada na medida de Likert. Diagnosticou-se que os gestores demonstraram ter consciência do papel que exercem nessas unidades, buscam inovações das tecnologias como estratégias para melhorar o atendimento às necessidades dos usuários e para a melhoria contínua da gestão. Referente às competências informacionais, elas são essenciais para que os gestores possam desempenhar melhor suas funções e oferecer serviços de informação com qualidade. Com relação ao paralelo entre a percepção dos usuários e a dos gestores sobre sua atuação, houve discrepância no cotejamento das respostas. Os usuários assinalaram que pouco percebem o papel desempenhado pelos gestores em suas funções. Já os gestores percebem muito bem sua atuação no cargo, com exceção da capacidade de negociação.
Abstract: The changes that if gestam in the society contemporary affect all the scopes of the life human being and societária, amongst them the interior of the organizations. With effect, if they find the libraries university, surrounding where already certain concerns with the changes of position on the part of the professionals are observed and, in special, of whom they loan its force of work to serve a community of users well. They are considered then, this research that it makes possible to answer to the following problems: which is the perception that the managers of libraries of the UFC have on its paper as occupying of this position? How the using customers/of the libraries of the UFC understand the role assumed for the managers of these organizations? The general objective of this research was to identify and to analyze the perception that the managers of the university libraries of the UFC possess on the paper that they play in this function making a parallel with the perception of the referring users to its performance. Bibliography is about a research, documentary, of field and exploratória.de quantitative nature, using as boarding procedure the funcionalista method and the study of multicase. The collection of data was made by means of questionnaires with scale of opinion based on the measure of Likert. It was diagnosised that the managers had demonstrated to have conscience of the paper who exert in these units, search innovations of the technologies as strategies to improve the attendance to the necessities of the users and for the continuous improvement of the management. Referring to the informacionais abilities, them they are essential so that the managers can play its functions better and offer services of information with quality. With regard to the parallel the perception of the users enters and of the managers on its performance, it had discrepancy in the cotejamento of the answers. The users had designated that little perceives the role played for the managers in its functions. Already the managers very perceive well its performance in the position, with exception of the negotiation capacity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/612
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_acaumelo.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.