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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61101
Tipo: | Dissertação |
Título: | Das políticas públicas à extensão: a trajetória das casas de cultura estrangeira da Universidade Federal do Ceará na história do ensino de línguas |
Autor(es): | Silva, Raimundo Mendes da |
Orientador: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palavras-chave: | Casas de Cultura;Ensino de línguas;Ações extensionistas |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Raimundo Mendes da. Das políticas públicas à extensão: a trajetória das casas de cultura estrangeira da Universidade Federal do Ceará na história do ensino de línguas. Orientador: Wagner Bandeira Andriola. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente estudo, orientado por uma perspectiva descritiva e uma abordagem qualitativa, pretende construir um panorama das políticas linguísticas e/ou ações de extensão desenvolvidas nas Casas de Cultura Estrangeira (CCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), de forma a identificar de que modo essa ação extensionista influencia tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade em geral; seriam estabelecidos, assim, o alcance social e a importância da ação extensionista voltada para o ensino de línguas nessas unidades de ensino. As atuais unidades, como parte da estrutura administrativa e acadêmica do Centro de Humanidade da UFC, se constituem em um projeto de extensão – possivelmente, o projeto mantido pelo governo federal de maior tempo em atividade no contexto de ensino de línguas. São apresentados panoramas que englobam os estudos sobre políticas públicas em geral, assim como os que tratam de políticas públicas no Brasil, políticas linguísticas, políticas linguísticas para o ensino de línguas no exterior e no Brasil e, por fim, ações de extensão desenvolvidas nas CCE. A pesquisa tem como base a análise documental, caracterizando-se pela busca de elementos que ainda não receberam nenhum tratamento de natureza científica. A sistematização e compilação dos dados se dá, em sua maior parte, por meio de confecção de tabelas, gráficos e mapas das unidades da federação e marcos legais (leis, portarias e resoluções), como forma de consolidação das informações obtidas. Torna-se possível, assim, análise, discussão e registro de dados. Essa sistematização permitiu averiguar que as ações desenvolvidas no âmbito das CCE, no que se refere ao ensino de línguas, imprimem um efeito positivo quanto ao atendimento tanto interna quanto externamente aos muros da UFC. |
Abstract: | This study was guided by a descriptive perspective and a qualitative approach and intends to build an overview of linguistic policies and/or extension actions developed at Casas de Cultura Estrangeira (CCE) of the Ceará Federal University (UFC), in order to identify how this extension action influences both the academic community and the community in general; thus, the social reach and importance of the extension action aimed at the teaching of languages in these schools would be established. The current school units, as part of the administrative and academic structure of the UFC Humanity Center, constitute an extension project – possibly the longest-running project maintained by the federal government in the context of language teaching. The overviews which are presented encompass studies on public policies in general, as well as those dealing with public policies in Brazil, linguistic policies, linguistic policies for language teaching abroad and in Brazil and, finally, extension actions developed in the CCE. The research is based on document analysis, characterized by the search for elements that have not yet received any scientific treatment. The systematization and compilation of data takes place, for the most part, through the creation of tables, graphs and maps of the federation units, as a way of consolidating the information obtained. This makes it possible to analyze, discuss and record data. This systematization allowed us to verify that the actions developed within the scope of CCE, with regard to language teaching, have a positive effect on both internal and external care at UFC. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61101 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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