Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61096
Tipo: Resumo
Título: Relato de experiência do projeto Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE (Imuno-Ensina UFC) na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha – interação UFC-comunidade (Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE, FM00.2015.PJ.0183)
Autor(es): Pereira, Rafael
Ribeiro, Louise Helena de Freitas
Bezerra, João Victor da Silva
Silva, Leonardo Barbosa da
Teixeira, Edson Holanda
Queiroz, Jose Ajax Nogueira
Palavras-chave: Imunologia - Estudo e ensino;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PEREIRA, Rafael; RIBEIRO, Louise Helena de Freitas; BEZERRA, João Victor da Silva; SILVA, Leonardo Barbosa da; TEIXEIRA, Edson Holanda; QUEIROZ, Jose Ajax Nogueira. Relato de experiência do projeto Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE (Imuno-Ensina UFC) na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha – Interação UFC-comunidade (Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE, FM00.2015.PJ.0183). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Durante a educação básica, o conteúdo de imunologia é dificilmente trabalhado. Nas aulas sobre o sistema circulatório é que são abordadas as células do sistema imune e apresentadas aos educandos. Deste modo, o presente estudo tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos com os encontros realizados com alunos da 1ª série do ensino médio da escola profissionalizante Dona Creusa do Carmo Rocha localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Para tanto, as ações do projeto constituíram de encontros presenciais semanais com palestras temáticas sobre sistema imunológico, estresse e alergia, álcool e tabagismo e vacinas, além de rodas de conversa e atividades interativas, a fim de que os alunos aprendessem tópicos básicos de imunologia, abordando exemplos do cotidiano dos alunos, contribuindo para a saúde destes e divulgação do aprendizado. O projeto também utilizou as mídias digitais, permitindo a troca de informação com os alunos e facilitando a divulgação das informações usando diferentes ferramentas didáticas. Ao final de cada encontro foi aplicado um questionário de múltipla escolha, para avaliar o nível de satisfação dos estudantes com as atividades realizadas. Constatou-se que mais de 90% dos alunos gostaram da apresentação e mais de 85% expressaram que os temas abordados foram interessantes. Aproximadamente 80% dos discentes compreenderam os assuntos da apresentação e afirmaram que indicariam o projeto para outras escolas. Os resultados obtidos através das redes sociais também foram relevantes, isso foi possível por meio da ferramenta disponível na própria página que contabiliza o alcance da publicação e o envolvimento do público o que revelou considerável aceitação do projeto. De acordo com o que foi observado nos encontros, o desenvolvimento do projeto Imuno-Ensina UFC facilitou o entendimento de conceitos básicos de imunologia, promovendo orientação, reflexão e aproximação do estudante com as problemáticas de saúde presentes na comunidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61096
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rpereira.pdf47,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.