Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61087
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A interface entre Teoria Literária e a Escrita Criativa: um estudo |
Título em inglês: | Interfacing Literary Theory and Creative Writing: a study |
Autor(es): | Medeiros, Stéfanie Garcia Brasil, Luiz Antonio Assis Bueno, Bernardo Villalobos, Ángela María Cuartas Richinitti, Gabriela Bortulini, Gabriel Eduardo Kanesiro, Harini Abja Amabile, Luís Roberto Atencio, María Elena Morán Nogara, Marina Soares Pereira, Moema Vilela |
Palavras-chave: | Teoria Literária;Escrita criativa;Oficina literária |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | MEDEIROS, Stéfanie Garcia; BRASIL, Luiz Antonio Assis; BUENO, Bernardo; VILLALOBOS, Ángela María Cuartas; RICHINITTI, Gabriela; BORTULINI, Gabriel Eduardo; KANESIRO, Harini Abja; MABILE, Luís Roberto; ATENCIO, María Elena Morán; NOGARA, Marina Soares; PEREIRA, Moema Vilela. A interface entre Teoria Literária e a Escrita Criativa: um estudo. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 109-125, jul./set. 2021. |
Resumo: | O artigo contempla uma discussão recente no domínio Letras e que envolve os possíveis pontos de contato entre a Escrita Criativa e a Teoria da Literatura, tendo em conta que as duas disciplinas se abrigam sob a mesma área acadêmica. Para melhor desenvolver os argumentos, o artigo é dividido em cinco tópicos, sendo eles: Um ímpeto interno; A leitura; A leitura direcionada; As oficinas literárias e a prática institucional; A Escrita Criativa como disciplina acadêmica. Tomando como ponto de partida os referenciais tanto de teóricos da Literatura, como de professores de Escrita Criativa e escritores envolvidos com oficinas literárias, é possível dizer que uma das conclusões, a partir das referências estudadas, está em entender o texto literário como uma obra em construção, não como produto findo, e, para tanto, são úteis, talvez necessários, os aportes teóricos, estabelecendo com eles um diálogo produtivo para ambos os âmbitos: uma interface entre Teoria Literária e Escrita Criativa. |
Abstract: | The article explores a recent discussion in the literary field involving the possible points of contact between Creative Writing and Literary Theory, taking into account that the two disciplines belong to the same academic area. To further develop the arguments, this article is divided into five topics, which are as follows: An internal impulse; Reading; Guided reading; Literary workshops and institutional practice; Creative Writing as an academic discipline. Taking as a starting point the references of both literary scholars and Creative Writing teachers, as well as writers involved in literary workshops, it is possible to say that one of the answers, based on the confluence of the references studied, is to understand the text literary as a work in progress, not as a finished product, and, for that, the contributions from theory are not only useful, but necessary, establishing a productive dialogue between the two fields: an interface between Literary Theory and Creative Writing. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61087 |
ISSN: | 2596-2817 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_sgmedeiros_etal.pdf | 705,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.