Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60956
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação em tempos de COVID-19: a emergência do EAD nos processos escolares da rede básica de educação |
Título em inglês: | Education in times of covid-19: the emergence of distance education in school processes of the basis education |
Autor(es): | Holanda, Rochelly Rodrigues Lavor Filho, Tadeu Lucas de Chaves, Italo Teixeira Melo, Italo Ricardo de Castro Ribeiro, Amanda Alves |
Palavras-chave: | Brasil;Rede básica de educação;Educação à distância;Ensino remoto emergencial;Covid-19 |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Holos |
Citação: | HOLANDA, Rochelly Rodrigues; LAVOR FILHO, Tadeu Lucas; CHAVES, Italo Teixeira; MELO, Italo Ricardo de Castro; RIBEIRO, Amanda Alves. Educação em tempos de COVID-19: a emergência do EAD nos processos escolares da rede básica de educação. Holos, Rio Grande do Norte, ano 37, v. 3, p. 1-15, 2021. |
Resumo: | O presente artigo objetivou discutir o emblema do Ensino Remoto Emergencial, compreendendo os desafios e as potencialidades de sua inclusão nos processos escolares da rede básica do ensino brasileiro durante a pandemia de Covid-19, a partir de materialidades jornalísticas e documentais, nos períodos de março a outubro de 2020. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa qualitativa exploratória. O método constituinte é de análise documental sob o prisma de análise categorial. Foi construída uma base de dados dividida em dois eixos: a) Documentos oriundos de instituições normativas b) Matérias jornalísticas de informação pública disponíveis online. O tratamento dos conteúdos foi realizado pelo software Atlas Ti versão 8.4.2. Os resultados evidenciaram diferentes contribuições e operações funcionais da Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia. Percebeu-se que os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial no país, em diferentes contextos escolares, revelam contradições, vulnerabilidades de acesso e de educação tecnológica. |
Abstract: | This article aimed to discuss the emblem of remote emergency education, understanding the challenges and potentialities of its inclusion in the school processes of the Brazilian basic education network during the Covid-19 pandemic, from journalistic and documentary material, from march to october 2020. Methodologically, we adopted exploratory qualitative research. The constituent method is documentary analysis from the perspective of categorical analysis. A database was built divided in two axes: a) Documents from normative institutions and b) Journalistic materials of public information available on the internet. The treatment of contents was analyzed by Atlas Ti software version 8.4.2. The results show the different contributions and functional operations of Distance Education and Emergency Remote Learning during the pandemic. It is perceived in the country that the impacts of implementing Emergency Remote Education in different school contexts reveal contradictions and vulnerabilities of access and technological education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60956 |
ISSN: | 1807-1600 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_rrholandatllavorfilho.pdf | 406,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.