Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanha |
Autor(es): | Silva, Katia Cilene David da Lima, Sara de Paula Ferreira, Bárbara Pereira Moreira, Glauber Lima |
Palavras-chave: | Educação tradicional;Método Montessori;Pedagogia ativa;Motivação;Ensino colaborativo |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | SILVA, Kátia Cilene David da; LIMA, Sara de Paula; FERREIRA, Bárbara Pereira; MOREIRA, Glauber Lima. O método de ensino montessoriano: uma análise em duas escolas, no Brasil e na Espanha. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 1, n. 10, p. 3-20, ago. 2021. |
Resumo: | Neste artigo propomos uma análise do método montessoriano com o intuito de repensar o sistema tradicional de ensino em uma reflexão sobre sua concepção e abordagem, considerando sua preponderância na maioria das escolas brasileiras e do mundo. Realizamos um estudo comparativo em duas escolas de tendência renovada, na cidade de Fortaleza-Brasil e na cidade de Burgos-Espanha, que se opõe ao sistema tradicional. Em linhas gerais, o delineamento da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados a partir de entrevista, observação, levantamento bibliográfico e de materiais didáticos. Nesse sentido, verificamos que a escola ativa investe na motivação, na valorização do trabalho da criança e na primazia de sua liberdade. Os resultados também mostram que as escolas investigadas investem na criatividade por meio da ludicidade e do pensar com base na autorresponsabilidade e autorreflexão, em uma aprendizagem colaborativa em razão do respeito ao outro e à natureza. |
Resumen: | En este artículo proponemos un análisis del método montessoriano con el propósito de repensar el sistema tradicional de enseñanza, que hoy tiene preponderancia en la mayoría de las escuelas brasileñas y del mundo. Realizamos un estudio comparativo en dos escuelas de tendencia renovada, en Brasil y en España que se opone al sistema tradicional. En líneas generales el delineamiento de la investigación se dio por medio de la recolección de datos que involucran entrevista, observación, levantamiento bibliográfico y análisis de materiales. De ahí, verificamos que la escuela activa inviste en la motivación y en la valorización del trabajo del niño en la primacía de su libertad. Los resultados también muestran que las escuelas investigadas invierten en la creatividad por medio de la ludicidad y del pensar con base en la autorresponsabilidad y el autorreflexión, en un aprendizaje colaborativo en razón del respeto al otro y a la naturaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60950 |
ISSN: | 2318-0099 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_kcdsilva_splima_bpferreira_glmoreira.pdf | 587,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.