Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60905
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A fotografia-documento e a importância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória |
Título em inglês: | The photograph as document and the importance of specialized skills to information professionals who work with memory records |
Autor(es): | Santos, Alessandra de Souza Azevedo, Dúnya Pinto |
Palavras-chave: | Fotografia;Memória;Documento;Repositório;Coleções |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Informação em Pauta |
Citação: | SANTOS, Alessandra de Souza; AZEVEDO, Dúnya Pinto. A fotografia-documento e a importância de saberes especializados dos profissionais da informação para a memória. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. especial, p. 141-158, maio 2021. |
Resumo: | Este trabalho procurou abordar a importância dos saberes especializados para o tratamento da fotografia como fonte documental na construção de repositórios voltados para o registro da memória institucional em arquivos, museus e bibliotecas. Nesse sentido, o tratamento da fotografia envolve sua representação como documento, seu armazenamento, sua organização e a sua disponibilização ao acesso público e deve ter suas especificidades consideradas, uma vez que a imagem fotográfica explicita relações hegemônicas de cultura, suas representações sociais e culturais e as práticas organizacionais, reconstruindo e validando discursos e práticas sociais. Inicialmente, faz-se uma breve análise da fotografia sob o ponto de vista da semiótica, a apresentação das funções da fotografia como documento e, por fim, a apresentação de aspectos de relevo para análise da fotografia, levando-se em conta a recuperação de informações e as diferentes formas de documentação da fotografia nos arquivos, nos museus e nas bibliotecas. Para justificar a importância do tema como contribuição para a área de Ciência da Informação fizemos uma busca sobre a revisão bibliográfica realizada na base de dados SciElo e Brapci, utilizando-se os descritores “fotografia+documento+memória” e “fotografia-documento”+memória, no período de 2015 a 2020, sem filtro de idioma. Os achados na referida base de dados foram escassos, o que sugere pouca pesquisa sobre o tema. |
Abstract: | This work aimed at addressing the importance of specialized knowledge for the treatment of photography as a documentary source in the construction of repositories to register institutional memory in archives, museums and libraries. In this sense, treating photography involves its representation as a document, its storage, its organization and its availability to public access. One ought to consider its specificities, since the photographic image explains hegemonic cultural relations, its social and cultural representations and organizational practices, reconstructing and validating social discourses and practices. Initially, there is a brief analysis of photography from the point of view of semiotics, the presentation of the functions of photography as a document and, finally, the presentation of important aspects for the analysis of photography, taking into account information retrieval and the different forms of documentation of photography in archives, museums and libraries. This is a bibliographic review of the SciElo and Brapci databases, using the descriptors “fotografia+documento+memória” (“photograph+document+memory”) and “fotografia-documento”+memória (“photo-document”+memory), from 2015 to 2020, without a language filter. The findings of the search in the database were scarce, which suggests little research on the topic. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60905 |
ISSN: | 2525-3468 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_assantosdpazevedo.pdf | 528,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.