Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/608
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação da qualidade das bibliotecas e rendimento dos alunos no exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE): estudo de caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Autor : Bezerra, Neiliane Alves
Andriola, Wagner Bandeira
Palabras clave : Biblioteca Universitária - Brasil;Educação superior - Brasil;Avaliação educacional - Brasil
Fecha de publicación : 2010
Editorial : http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_384.pdf
Citación : BEZERRA, Neiliane Alves; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da qualidade das bibliotecas universitárias e rendimento dos alunos no exame nacional de desempenho dos estudantes (ENADE): estudo de caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS ,16., 2010, Rio de Janeiro. [Anais eletrônicos]... Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2010.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo geral desse estudo foi realizar um diagnóstico da qualidade das bibliotecas universitárias e verificar sua associação com os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A revisão da literatura da área abordou a evolução das abordagens da avaliação da aprendizagem, as dimensões do conceito de qualidade mais adequado ao contexto educacional. Apresenta o desenvolvimento dos sistemas de avaliação já implantados no Brasil, contextualizando-os sempre a partir da relação Estado-Educação-Sociedade. A pesquisa é do tipo exploratória e utilizou como procedimento técnico para a coleta de dados o estudo de campo ex post-facto. A amostra foi escolhida com base nos conceitos obtidos pelos cursos no ENADE. Os dados foram coletados através de questionário e analisados através do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), o qual forneceu o cálculo das medidas de localização média, moda e mediana. A associação entre a qualidade da biblioteca universitária e os conceitos dos cursos no ENADE ocorreu, sobretudo, em relação ao acervo quanto ao atendimento das necessidades de informação e à suficiência do mobiliário. A avaliação gerou conhecimento acerca da satisfação dos alunos em relação as várias dimensões da biblioteca universitária e este fato tem relação com a qualidade da formação dos discentes, averiguada através do ENADE. A pesquisa revelou que existem aspectos na infra-estrutura da biblioteca que comprometem o desempeho satisfatório da oferta de serviços de informação à comunidade acadêmica.
Abstract: The general objective of this study was to conduct an assessment of quality of university libraries and its association with student performance in the National Examination of Student Performance (ENADE). The literature of the area addressed the evolution of approaches to learning assessment, the dimensions of the concept of quality more appropriate to the educational context. Presents the development of evaluation systems already in place in Brazil, contextualizing them always from the relation State-Society-Education. The research is exploratory and used as a technical procedure to collect the data field study ex post facto. The sample was chosen on the basis of grades obtained by the courses in ENADE. Data were collected through questionnaire and analyzed using the software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), which provided the calculation of measures of location average, median and mode. The association between quality of university library and the concepts of the courses in ENADE occurred mainly with the acquis regarding the fulfillment of information needs and the adequacy of furniture. The evaluation has generated knowledge about the students' satisfaction regarding the various dimensions of university library and this fact is related to the quality of training of students, investigated by ENADE. The research revealed that there are aspects in the infrastructure of the library that compromise performance satisfactory supply of information services to the academic community.
URI : http://www.repositorio.ufc.br:8080/ri/handle/123456789/608
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_eve_nabezerra.pdf191,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.