Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Biología educacional, eugenesia e higienismo: el proceso de medicalización del espacio de enseñanza en Brasil |
Autor(es): | Almeida, Argus Vasconcelos de Melo, Hélio Fernandes de |
Palavras-chave: | Biologia educacional;Higienismo/eugenismo;Medicalização |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citação: | ALMEIDA, Argus Vasconcelos de; MELO, Hélio Fernandes de. Biologia educacional, eugenia e higienismo: o processo de medicalização do espaço escolar no Brasil. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n.13 p. 153-177, maio 2020. |
Resumo: | É objetivo do presente trabalho analisar o papel da disciplina Biologia Educacional no processo de medicalização do espaço escolar no Brasil na primeira metade do século XX. Através de uma revisão de literatura e da análise de livros de Biologia Educacional, analisamos sua aplicação como instrumento do programa higiênico-eugenistas do final do século XIX e início do século XX. A Biologia Educacional teve o ápice de sua implementação nos cursos de magistério durante o Governo Vargas e a ditadura do Estado Novo nos anos 30. Entretanto, a Biologia Educacional teve aplicação educativa até os anos 80 do século passado e se constituiu num instrumento de viés ideológico higienista/eugenista na educação brasileira. |
Resumen: | El objetivo de este trabajo es analizar el papel de la disciplina Biología Educativa en el proceso de medicalización del espacio escolar en Brasil en la primera mitad del siglo XX. A través de una revisión bibliográfica y análisis de libros de Biología Educativa, analizamos su aplicación como instrumento del programa higiénico-eugenista de finales del siglo XIX y principios del XX. La Biología de la Educación alcanzó su punto máximo en su implementación en los cursos de enseñanza durante el Gobierno de Vargas y la dictadura del Estado Novo en la década de 1930. Sin embargo, la Biología de la Educación tuvo una aplicación educativa hasta la década de 1980 y fue un instrumento de sesgo ideológico. higienista / eugenista en la educación brasileña. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60893 |
ISSN: | 1984-4735 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_avalmeida_hfmelo.pdf | 299,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.