Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60791
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reescolher e não desistir: reorientação profissional com estudantes de Engenharia da UFC
Título em inglês: Choose again and do not give up: professional reorientation with UFC Engineering students
Autor(es): Rodrigues, Yangla Kelly Oliveira
Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Reorientação profissional;Evasão;Engenharia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abenge.org.br
Citação: RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; BERTONCINI, Bruno Vieira. Reescolher e não desistir: reorientação profissional com estudantes de Engenharia da UFC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I., 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
Resumo: A reorientação profissional com os estudantes de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará tem sido desenvolvida há 2 anos pelo Núcleo de Orientação Educacional, vinculado à Diretoria Adjunta de Ensino do referido centro. Uma iniciativa inovadora no âmbito daquela universidade. A estrutura do processo de reorientação compreende uma entrevista inicial, seis encontros em grupo e uma entrevista final, devolutiva. A metodologia de trabalho empregada engloba a realização de dinâmicas de grupo, a utilização de jogos, o trabalho com textos, dramatizações, entre outras técnicas. Ao longo dessa experiência, dos 41 estudantes que participaram da reorientação profissional, mais da metade, precisamente 22 estudantes decidiram permanecer no mesmo curso. Esse resultado leva a crer que o atendimento do estudante no momento certo, quando ele ainda se encontra na universidade, e no qual ele possa ser orientado a refletir sobre os motivos de sua insatisfação com o curso, se este descontentamento se deve a aspectos externos ao estudante e não à falta de identificação com a área contribui para a redução da evasão.
Abstract: The professional reorientation with Engineering students of the Technology Center (TC) of the Federal University of Ceará (FUC) has been developed two years ago by the Educational Orientation Nucleus, linked to the Assistant Directorate of Education of the center. An innovative initiative within that university. The structure of the reorientation process comprises an initial interview, six group meetings and a final, devolutionary interview. The methodology used includes the realization of group dynamics, the use of games, work with texts, dramatizations, among other techniques. Throughout this experience, of the 41 students who took part in the professional reorientation, more than half, precisely 22 students decided to stay in the same course. This result leads one to believe that the student's attendance at the right time, when he is still in university, and in which he can be guided to reflect on the reasons for his dissatisfaction with the course, if this discontent is due to aspects external to student and not to the lack of identification with the area, contributes to the reduction of evasion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60791
ISSN: 2175 - 957X
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_ykorodrigues.pdf733,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.