Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Souza Júnior, Francisco José de
Holanda, Carlos Almir Monteiro de
Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave: Sistemas de cotas;Ações afirmativas;Desempenho acadêmico
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: www.abenge.org.br
Citação: SOUSA JÚNIOR, Francisco José de; HOLANDA, Carlos Almir Monteiro de; SOARES, Ricardo Brito. Desempenho acadêmico e o Sistema de Cotas: uma análise sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XLVI; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, I, 03 a 06 set. 2018, Salvador-BA. Anais […], Salvador-BA., 2018. Tema: Inovadora para uma Engenharia Sustentável.”
Resumo: O estudo investigou o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que ingressaram nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Para tal, foram avaliados nota de ingresso no curso, evasão e rendimento acadêmico. Os dados foram coletados após a conclusão do segundo semestre de 2017, com uma população de 1.853 discentes. Os resultados evidenciaram diferenças entre os discentes que ingressaram pela reserva de cotas e os que ingressaram pela ampla concorrência, nas três dimensões analisadas: notas de entrada, índices de evasão e rendimento acadêmico. O grupo de discentes cotistas apresentou uma nota de entrada menor em todos os cursos pesquisados, taxas de evasão superiores e o Índice de Rendimento Acadêmico inferiores na maioria dos cursos, exceto nos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, quanto a evasão, e no curso de Engenharia Elétrica, quando se refere ao desempenho acadêmico.
Abstract: The aim of the study was to investigate the performance of the students, who entered the university with or without social benefits (quota system), from Mecanic Engineer, Civil Engineer, Eletric Engineer, Chemical Engineer, Metallurgic Engineer and Mecanichal Production Engineer from the Technologic Center of Federal University of Ceara, who joined college on the years 2014, 2015, 2016 and 2017. For that, three parameters were evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The data were collected after the second semester conclusion in 2017, with a sample of 1853 students. The results have evidenced differences between those who entered with and without the quota system, in all three parameters evaluated: admission exam’s grade, evasion and academic performance. The group of students who entered with the quota system had a lower grade in admission exam’s grade in every course analysed, evasion rate superior and Academic Performance Index inferior in the majority of courses. The two excptions were: in Mecanichal Production Engineer, evasion rate was inferior and in Eletric Engineer, academic performance was superior in the quota system’s group.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60752
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_fjdesousajunior.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.