Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6074
Tipo: Dissertação
Título: Suntentabilidade fiscal dos estados brasileiros no período de 1985 A 2008
Autor(es): França, Celma Marta Carneiro Tapeti
Orientador: Linhares, Fabrício Carneiro
Palavras-chave: Sustentabilidade Fiscal;Testes de Raiz Unitária
Data do documento: 2009
Citação: FRANÇA, Celma Marta Carneiro Tapeti. Sustentabilidade fiscal dos estados brasileiros no período de 1985 a 2005. 2009. 47f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2009.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar a sustentabilidade fiscal dos Estados brasileiros, durante o período de 1985 a 2005, por meio de um exercício empírico. Para isso, utiliza-se da razão entre a Despesa Corrente e Receita Corrente e a Despesa Corrente e o PIB e de testes de raiz unitária para dados em painel. Os resultados dos testes de Lin, Levin & Chen (2002) e de Im, Pesaran & Shin (2003) refutam a hipótese nula de presença de raiz de raiz unitária (i.e., o processo estocástico é não estacionário) ao nível de 5% de significância. Nestes termos, podese inferir que a política fiscal das Unidades Federadas brasileiras foi sustentável para o período em questão.
Abstract: This study assesses Brazilian States’ fiscal sustainability over the period 1985-2005 using Lin, Levin & Chen (2002) and Im, Pesaran & Shin (2003) panel unit roots tests. Although there is a great concern over habitual deficits in State government, the results show that their fiscal policies are sustainable.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6074
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dissert_cmctfranca.pdf246,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.