Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60642
Tipo: TCC
Título: O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento de competências em pesquisas
Autor(es): Alves, Carla Vasconcelos
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Biblioteca Escolar;Competência informacional;Pesquisa Escolar
Data do documento: 2021
Citação: ALVES, Carla Vasconcelos. O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento de competências em pesquisas. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bibliotecomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A educação básica deve desenvolver cidadãos capazes de participar da vida em sociedade e de estudos e trabalhos futuros, nesses aspectos, uma biblioteca escolar, que se envolve ativamente nas atividades e objetivos da escola onde está inserida e se empenha em elaborar e disponibilizar produtos e serviços para os usuários, se torna um dos responsáveis, assim como os professores, no desenvolvimento de competências nos estudantes. A pesquisa partiu do objetivo geral de compreender o papel da biblioteca escolar na construção de competências para a pesquisa em alunos do ensino médio por meio dos objetivos específicos de: 1) discutir a relevância da biblioteca escolar no desenvolvimento de competências voltadas à pesquisa científica na educação básica; 2) identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em relação à produção de trabalhos escolares; e, 3) analisar a percepção dos estudantes no que tange à atuação dos bibliotecários no ambiente escolar. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, o estudo é de caráter qualitativo e, para coleta e análise de dados, foi utilizado questionário autoaplicado e análise de conteúdo. O questionário foi enviado para alunos de ensino médio que estudam em Fortaleza. Como resultado, obtiveram-se informações a cerca da relação dos estudantes com a biblioteca escolar que ressaltam a importância de uma biblioteca escolar ativa, dinâmica e participante da estrutura escolar.
Abstract: The basic education must develop citizens able to participate in life in society and for future studies and works, in these aspects, a school library, which is actively involved in activities and school goals where it operates and strives to develop and provide products and services for its users, it becomes one of those responsible, as well as teachers, in the development of competencies in students. The research main objective is to understand the role of the school library in the construction of competencies for research in high school students through the specific objectives: 1) discuss the introduction of the school library in the development of competencies; 2) identify the difficulties faced by students when producing school works; and, 3) evaluate the students' perception about the role of librarians inside the school environment. To achieve these objectives, bibliographic and exploratory research were carried out. The study is a qualitative approach and, for data collection and analysis, the self-applied questionnaire and content analysis were used. The questionnaire was sent to high school students from Fortaleza. As a result, we obtained information about the relationship between the students and the school library that emphasizes the importance of an active, dynamic and participating school library in the school system.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60642
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_cvalves.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.