Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/606
Title in Portuguese: A representação temática nos sistemas de informação: um estudo comparativo entre biblioteca e supermercado
Author: Bezerra, Fabíola Maria Pereira
Advisor(s): Ribeiro, Cândida Fernanda Antunes
Keywords: Representação temática da informação
Recuperação da informação
Marketing de varejo
Issue Date: 2006
Citation: BEZERRA, Fabíola Maria Pereira. A representação temática nos sistemas de informação: estudo comparativo entre biblioteca e supermercado. 2006, 196 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2006. Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1304>. Acesso em: 01 maio 2010.
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre bibliotecas e supermercados, cujo propósito é observar, analisar e descrever o comportamento de utentes de bibliotecas diante da representação temática como ferramenta de recuperação da informação, identificando as condições de acesso nas bibliotecas, manifestadas pelos utentes em forma de dificuldade de compreensão da simbologia utilizada nas bibliotecas no processo de representação do conhecimento. Os supermercados são utilizados como ferramenta de comparação através da semelhança encontrada, confrontando com as bibliotecas as técnicas de marketing de varejo empregadas com sucesso nos supermercados para identificar os hábitos e preferências de seus clientes, levando-os a resultados significativos. A aplicabilidade destas técnicas nas bibliotecas conduziria, porventura, a resultados muito mais eficazes quanto à compreensão da representação, ao uso das ferramentas de recuperação e ao acesso à informação.
Abstract: This work presents a comparative study between libraries and supermarkets. Its main goal is to observe, to analyze and to describe the behaviour of libraries’ users, in face of subject representation used as a tool of information retrieval, identifying the conditions of access in libraries, shown by users as a difficulty on comprehension of the symbology used in the representation of knowledge. The supermarkets are used as instruments of comparison through the similarity found between libraries and the techniques of sales’ marketing used with success in the supermarkets to identify the uses and choices of their clients in order to direct them to significant results. The applicability of these techniques in libraries would lead, eventually, to much more effective results, regarding the comprehension of the representation, the use of retrieval tools and the access to information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/606
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:BU - Dissertações defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_dis_fmpbezerra.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.